Apresentação

Autores

  • Cecília Salles PUC-SP
  • José Cirillo PPGA-UFES
  • Edson Pfützenreuter IA-Unicamp

Resumo

Este número da Revista Farol, nessa seção temática, demonstra a potência dos estudos sobre processos de criação, no que diz respeito à ampliação de objetos de pesquisa e perspectivas teóricas. Ao mesmo tempo, deixa clara a efervescência de novos grupos de pesquisa, em diálogo com outros, mais tradicionais, tanto nacionais como internacionais e, em especial, nos países de língua luso-espanhola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Salles, PUC-SP

Tem graduação em Lingua e literatura inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente faz pós-doutorado no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes de Universidade de São Paulo. É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação . É autora dos livros Gesto inacabado ? Processo de criação artística 5ª ed. (São Paulo, Intermeios, 2011), Crítica Genética: Uma (nova) introdução (São Paulo, Educ, 2000), Redes da Criação: Construção da obra de arte (Valinhos, Editora Horizonte, 2006), Arquivo de criação - Arte e curadoria e do CDRom Gesto Inacabado: Processo de criação artística (Lei de Incentivo a Cultura do Estado de São Paulo, 2000). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, processos de criação, semiótica, crítica genética e artes.

José Cirillo, PPGA-UFES

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, é pesquisador do GEPPC/LEENA-UFES; Professor Permanente do Programa de Mestrado em Artes (PPGA/UFES) e do Programa de Mestrado em Comunicação (PPGCS/UFES) e artista plástico.

Edson Pfützenreuter, IA-Unicamp

Professor do Instituto de Artes da Unicamp, mestre e doutor em comunicação e Semiótica pela PUC-SP com pesquisa sobre processo criativo, graduado em artes plásticas pela ECA-USP

Downloads

Publicado

10-08-2018

Como Citar

Salles, C., Cirillo, J., & Pfützenreuter, E. (2018). Apresentação. Revista Farol, 14(19A), 20–22. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/21020

Edição

Seção

Seção Temática