EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MUNICÍPIOS PETROLÍFEROS DE SERGIPE: realidades e possibilidades

Autores

  • Phellipe Cunha da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Gicélia Mendes da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO23.13534

Resumo

RESUMO

O presente estudo é fruto da dissertação de mestrado apresentada no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), pesquisa elaborada a partir da inquietação acerca do modo como a educação ambiental efetiva-se nos municípios petrolíferos de Sergipe. Para fazermos esta análise buscamos referências em dois municípios produtores de petróleo que nos oferecessem condições de comparação das possibilidades de efetivação da educação ambiental. Os municípios escolhidos foram Carmópolis e Pirambu. Carmópolis é um município onde a exploração de petróleo ocorre na modalidade onshore e no município de Pirambu, essa exploração petrolífera ocorre predominantemente offshore. Estas diferenças são representativas em razão de que, o tipo de exploração tem relação direta com o modo como o ambiente é impactado e, também, como este impacto é percebido pelos habitantes. A partir do levantamento bibliográfico e das entrevistas ficou evidente que a educação ambiental nos dois municípios pode ser efetivada de modo eficiente, se houver envolvimento de todos os setores da sociedade.

Palavras-chave: Educação ambiental. Municípios petrolíferos. Meio ambiente.

 

RESUMEN

Este estudio es el resultado de la tesis doctoral presentada en el Programa de Postgrado en Desarrollo y Medio Ambiente (PRODEMA) de la Universidad Federal de Sergipe (UFS), la investigación llevada a cabo a partir de preocuparse por la educación ambiental forma efectiva si los municipios de aceite de Sergipe. Para hacer este análisis buscamos referencias en dos municipios de aceite que las condiciones que ofrece la comparación de posibilidades para la educación ambiental efectiva. Los municipios elegidos fueron Carmópolis y Pirambu. El Carmen es un condado en el que la exploración de petróleo se lleva a cabo en el modo en tierra y en el municipio de Pirambu, esta exploración de petróleo se produce predominantemente en alta mar. Estas diferencias son representativas debido a eso, el tipo de operación está directamente relacionado con cómo se ve afectado el medio ambiente y también cómo este impacto es percibido por los habitantes. De la literatura y las entrevistas se hizo evidente que la educación ambiental en ambas ciudades se puede hacer de manera eficiente si hay implicación de todos los sectores de la sociedad.

Palabras clave: educación ambiental. municipios del petróleo. Medio ambiente

 


ABSTRACT

This study is the result of the dissertation presented at the Graduate Program in Development and Environment (PRODEMA) of the Federal University of Sergipe (UFS), research carried out from the restlessness about how environmental education effectively if the oil municipalities of Sergipe. To do this analysis we seek references in two municipalities of oil that we offered conditions comparison of possibilities for realization of environmental education. The chosen municipalities were Carmopolis and Pirambu. Carmopolis is a town where oil exploration takes place in onshore mode and the municipality of Pirambu, this oil exploration occurs predominantly offshore. These differences are representative because of that, the type of operation is directly related to how the environment is impacted and also how this impact is perceived by the inhabitants. From the literature review and interviews it became clear that environmental education in the two counties can be carried out efficiently if there is involvement of all sectors of society

Keywords: Environmental education. Oil municipalities. Environment.

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Biografia do Autor

Phellipe Cunha da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFS. Especialista em Ensino de Geografia e graduado em Geografia-Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Membro do Grupo de Pesquisa GEOPLAN - Geoecologia e Planejamento Territorial (UFS/CNPq). 

Gicélia Mendes da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Possui Graduação (1990), Mestrado (1995) e Doutorado (2008) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Professora Adjunto IV do Curso de Licenciatura em Geografia na Universidade Federal de Sergipe. Professora do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS) e do Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGEO). Coordenadora Institucional do PIBID/UFS desde 2008. Pesquisadora do GEOPLAN/UFS e LACTA/UFF.

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Publicado

22-12-2016

Como Citar

SILVA, Phellipe Cunha da; SILVA, Gicélia Mendes da. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MUNICÍPIOS PETROLÍFEROS DE SERGIPE: realidades e possibilidades. Geografares, [S. l.], v. 2, n. 22, p. 95–105, 2016. DOI: 10.7147/GEO23.13534. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/13534. Acesso em: 19 abr. 2024.

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