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Diretrizes para Autores

Aceitam-se artigos em português e inglês. Os autores devem indicar a seção mais apropriada para o seu artigo. Além do título, resumo e palavras-chave, na língua de redação do artigo, os autores devem registrar no texto do artigo as versões desses itens em português ou inglês, conforme o caso. Ou seja, os títulos, resumos e palavras-chave devem ser bilíngues.

Os artigos deverão ter no mínimo 10 e no máximo 25 páginas digitadas, em fonte Arial, corpo 12, espaçamento de 1.5. Margens de 3 cm. As citações com mais de 3 linhas de devem ser destacadas do texto, compondo parágrafo com recuo à direita de 4 cm, em Arial, corpo 11.

As citações dos autores no texto, bem como as referências do final do artigo, devem seguir as normas da ABNT. Havendo dúvidas, os autores devem consultar artigos publicados nos fascículos mais recentes da revista. As provas dos artigos aceitos serão enviadas aos autores para verificação.

Retirar do artigo enviado o nome ou qualquer refrência que indique os autores, inclusive das "propriedades do documento".

DOSSIÊS TEMÁTICOS

A revista Kiri-kerê publica a partir de seu terceiro ano, dossiês temáticos organizados por pesquisadores de reconhecido conhecimento na área convidados pelo corpo editorial da revista. As submissões devem ser feitas na seção dossiê.

 


Author Guidelines

Articles in Portuguese, English and Spanish are accepted. Authors should indicate the most appropriate section for their article. In addition to the title, abstract and keywords, in the writing language of the article, authors must register in the text of the article the versions of these items in Portuguese or English or Spanish, as the case may be. That is, titles, abstracts and keywords must be bilingual.

The texts should be typed with the following configuration: minimum of 10 and maximum of 25 pages typed, Arial font, size 12, line spacing 1.5. Margins: 3 cm. Literal citation of texts by other authors longer than three lines must appear as a separated paragraph from the text, composing a paragraph with 4 cm right indent, in Arial font, size 11.

The authors' quotes in the text, as well as the references at the end of the article, should follow ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) standards. If in doubt, authors should consult articles published in the most recent issues of the journal. Evidence of accepted papers will be sent to authors for verification.

It is necessary to remove from the sent article the name or any reference that indicates the authors, including the "properties of the document".

Thematic Dossier

Kiri-kerê journal publishes, from its third year, thematic dossiers organized by researchers with remarkable knowledge in the educational field invited by the editorial team of the journal. Submissions should be made in the dossier section.

 


Normas para Autores (Trabajos en Español)

Se aceptan artículos en portugués, inglés y español. Los autores deben indicar la sección más apropiada para su artículo. Además del título, resumen y palabras clave en el lenguaje de la escritura del artículo, los autores deben hacer el registro del mismo en Inglés, o portugués o español, según el caso. Es decir, los títulos, resúmenes y palabras clave deben ser bilingües.

Los artículos deben tener un mínimo de 10 y un máximo de 25 páginas digitadas, fuente Arial, tamaño 12, espacio 1,5. Márgenes de 3 cm. Las citaciones superior a 3 líneas deben ser resaltadas, componiendo párrafo con retroceso a la derecha de 4 cm, en Arial, cuerpo 11.

Las citas de los autores en el texto, así como las referencias del final del artículo, deben estar de acuerdo a la norma brasileña, ABNT. Si hay dudas, los autores deben consultar artículos publicados en los fascículos más recientes de la revista. Las pruebas de los artículos aceptados serán enviadas a los autores para verificación.

Retirar del artículo enviado el nombre o cualquier referencia que indique a los autores, incluso de las "propiedades del documento".

Dossiers Temáticos

La revista Kiri-kerê publica a partir de su tercer año, dosiers temáticos organizados por investigadores de reconocido conocimiento en el área, invitados por el cuerpo editorial de la revista. Las sumisiones deben ser hechas en la sección dossier (dossiê).

 

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO:

Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas

A Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, implica na discussão e efetivação de ações políticas e de práticas pedagógicas que se atentem para a inclusão do aluno na escola, possibilitando a acessibilidade ao currículo no atendimento das suas singularidades de vida e de aprendizagem. Levando em consideração a especificidade da modalidade da Educação Especial, para discuti-la, é preciso focalizar a escola em suas relações com a sociedade e pensar nos processos que envolvem o aprender e o ensinar de professores e alunos, a formação inicial e continuada dos professores que atuam nas salas de aula do ensino comum e nas salas de recursos, o currículo, o acesso e a permanência dos alunos, público-alvo da educação especial nos espaços escolares. Assim, esse dossiê temático tem o objetivo de compilar trabalhos de pesquisadores que se debruçam sobre a Educação Especial, como área de conhecimento e discorrem sobre questões da política educacional na perspectiva da inclusão escolar, do ensino e da aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação. Serão apreciados trabalhos que versam sobre: Políticas públicas de inclusão escolar, práticas pedagógicas na educação especial, formação de professores na perspectiva da inclusão escolar e currículo acessível para alunos público-alvo da educação especial.

Organização: Rita de Cassia Cristofoleti (PPGEEB/DECH/UFES); Isabel Matos Nunes (DECH/UFES)

Prazo final para envio dos trabalhos: 06/12/2019

 

  

LLAMADA PARA DOSSIER TEMÁTICO

Educación Especial: Políticas públicas y prácticas pedagógicas 

La Educación Especial, desde la perspectiva de la educación inclusiva, implica la discusión e implementación de acciones políticas y prácticas pedagógicas que prestan atención a la inclusión de los niños en la escuela, permitiendo la accesibilidad al plan de estudios para satisfacer sus singularidades de vida y de aprendizaje. Teniendo en cuenta la especificidad de la modalidad de Educación Especial, para discutirla, es necesario enfocar a la escuela en sus relaciones con la sociedad y pensar en los procesos que envuelven el aprendizaje y la enseñanza de maestros y estudiantes, la formación inicial y continua de maestros que trabajan en las clases de educación común y de recursos, el plan de estudios, el acceso y la permanencia de los estudiantes, público objetivo de educación especial en espacios escolares. Por lo tanto, este dossier temático tiene como objetivo recopilar trabajos de investigadores que se centran en la educación especial como área de conocimiento y discutir temas de política educativa desde la perspectiva de la inclusión escolar, la enseñanza y el aprendizaje de estudiantes con discapacidades, trastornos globales de desarrollo, altas habilidades / superdotación. Se valorarán los documentos que abordan: Políticas públicas para la inclusión escolar, prácticas pedagógicas en educación especial, formación del profesorado desde la perspectiva de la inclusión escolar y plan de estudios accesible para los estudiantes destinados a la educación especial.

Organización: Rita de Cassia Cristofoleti (PPGEEB/DECH/UFES); Isabel Matos Nunes (DECH/UFES) Plazo final para el envío de trabajos: 06/12/2019

 

 

Dossiê

Educação, filosofias, infâncias: filosofar com infâncias, resistir na escola

 1ª chamada: 20.09 a 01.11.19

Este dossiê receberá artigos apresentados no evento Semfili (Seminário Internacional educação filosofias infâncias: “filosofar com infâncias: resistir na escola”), evento ocorrido em São Mateus, ES, em agosto de 2018. Na primeira chamada, objetivamos publicar trabalhos apresentados no evento, nos eixos que contemplaram diversas áreas da pesquisa na educação básica.

Serão aceitos artigos inéditos e independentes do evento em segunda chamada.

Poderão ser submetidos para avaliação trabalhos originados de outros formatos apresentados no evento (oficinas, minicursos, comunicações, palestras) ou inéditos nos seguintes eixos:

- Cotidianos escolares, currículos e práticas na Educação Básica (Ensino infantil, fundamental e médio) ;

- Formação docente, memórias, narrativas, possibilidades e desafios;

- Políticas educacionais, gestão e práticas no ensino básico;

- Arte-educação, literaturas e pensares, linguagens poéticas, transgressões e criações;

- Educação e cultura popular, festas, cirandas e poéticas do corpo na educação formal e não-formal;

- Relações étnico-raciais, cultura afro-brasileira, educação quilombola, territorialidades, afirmações e lutas;

- Educação do campo, movimentos sociais em suas múltiplas práticas e resistências;

- Educação inclusiva, concepções, práticas, utopias: resistências na escola e na sociedade;

- Direitos humanos, sexualidade e educação de gêneros: resistências nas escolas, nas cidades e nas redes.

 

2ª chamada: 02.11.19 a 01.03.20

Na segunda chamada, objetivamos selecionar, primariamente, trabalhos apresentados na linha de pesquisa ensino de filosofia e infâncias na escola, nucleados no eixo: Ensino de filosofia, experiências e movimentos em espaços formais e não-formais.

Poderão, ainda, ser apresentados para avaliação trabalhos originados de outros formatos apresentados no evento (oficinas, minicursos, comunicações, palestras), bem como artigos inéditos cujas temáticas estejam afins ao eixo citado.

 

 

Dosier

Educación, filosofías, infancias: filosofar con la infancia, resistir en la escuela

 1ra llamada: 20 Septiembre 2019 al 01 noviembre 2019

Este dosier recibirá los artículos presentados en el evento Semfili (Seminario internacional educación filosofías infancias: "filosofar con los niños: resistir en la escuela"), evento realizado en São Mateus en agosto de 2018. En la primera convocatoria, nuestro objetivo era publicar artículos presentados en el evento, en los ejes que cubrían varias áreas de investigación en educación básica. 

Se aceptarán artículos inéditos independientes del evento en la segunda convocatoria.

 

Se podrán someter trabajos procedentes de otros formatos presentados en el evento (talleres, cursos cortos, comunicaciones) o inéditos para su evaluación en los siguientes ejes del evento:

- La vida diaria escolar, los planos de estudio y las prácticas en educación básica (enseñanza infantil, primaria y secundaria);

- Formación del profesorado, recuerdos, narrativas, posibilidades y desafios;

- Políticas educativas, gestión y prácticas en educación básica;

- Educación artística, literatura y pensamiento, lenguajes poéticos, transgresiones y creaciones;

- Educación y cultura popular, fiestas, juegos infantiles y poéticas corporales en educación formal y no formal;

- Relaciones étnico-raciales, cultura afrobrasileña, educación en comunidades negras, territorialidades, políticas afirmativas y luchas;

- Educación rural, movimientos sociales en sus múltiples prácticas y resistências;

- Educación inclusiva, concepciones, prácticas, utopías: resistencias en la escuela y en la sociedad;

- Derechos humanos, sexualidad y educación de género: resistencia en escuelas, ciudades y redes.

 

2da llamada: 02 noviembre 2019 al 01 marzo 2020

En la segunda convocatoria, nuestro objetivo es seleccionar, principalmente, trabajos específicamente vinculados a la línea de investigación de la enseñanza de la filosofía y la infancia en la escuela, nucleados en el eje: Enseñanza de la filosofía, experiencias y movimientos en espacios formales y no formales. Esta convocatoria puede recibir trabajos inéditos, cuyo tema esté relacionado con el eje antes mencionado. 

 

Dossier

Education, childhood, philosophies: philosophizing with children, resisting in school

 1st call: 20 september to 1 november 2019

This dossier will receive articles presented at the Semfili (International Seminar education childhood philosophies: “philosophizing with children: resisting in school”) event, an event that took place in São Mateus, ES, on August 2018. In the first call, we aim to publish papers presented at the event, in the axes that covered several areas of research in basic education. 

Unpublished articles will be accepted  on the second call independent of event .

Papers originating from other formats presented at the event (workshops, short courses, communications, lectures) or unpublished in the following areas may be submitted for evaluation:

- School daily life, curricula and practices in basic education (kindergarten, elementary and high school);

- Teacher training, memories, narratives, possibilities and challenges;

- Educational policies, management and practices in basic education;

- Art education, literature and thinking, poetic languages, transgressions and creations;

- Education and popular culture, parties, cirandas and body poetics in formal and non-formal education;

- Ethnic-racial relations, Afro-Brazilian culture, quilombola education, territorialities, affirmations and struggles;

- Countryside education, social movements in their multiple practices and resistances;

- Inclusive education, conceptions, practices, utopias: resistances in school and societ;y;

- Human rights, sexuality and gender education: resistance in schools, cities and networks.

 

 

2nd call: 11 november 2019 to 01 march 2020

In the second call, we aim to select, primarily, works presented in the research line teaching philosophy and childhood in school, nucleated in the axis: Teaching philosophy, experiences and movements in formal and non-formal spaces. It may also be presented for evaluation works originating from other formats presented at the event (workshops, short courses, communications, lectures), as well as unpublished articles whose themes are related with the mentioned axis.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos. 

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.