APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Patricia Silveira da Silva Trazzi UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO- UFES- PROFESSORA CENTRO DE EDUCAÇÃO
  • Elizabeth Detone Faustini Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO- UFES- PROFESSORA DO CEUNES

Resumo

Este trabalho pretende discutir os pressupostos teóricos relacionados ao enfoque histórico-cultural na aprendizagem dos conceitos científicos de fotossíntese e respiração celular e suas implicações para o ensino. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. Como resultado, compreendemos que: (i) os conceitos de fotossíntese e respiração celular possuem um alto grau de generalidade, necessitando de uma série de outros conceitos de menor grau de generalidade para a sua formação; (ii) e isso só acontece porque os conceitos científicos só existem em um sistema de conceitos; (iii) a apropriação de conceitos científicos pelos alunos é um processo complexo e lento que demanda tempo; (iv) a aprendizagem antecede ao desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Patricia Silveira da Silva Trazzi, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO- UFES- PROFESSORA CENTRO DE EDUCAÇÃO

PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE TEORIAS DO ENSINO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS DA UFES- EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Elizabeth Detone Faustini Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO- UFES- PROFESSORA DO CEUNES

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS- DECH- EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

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Publicado

09-06-2017

Edição

Seção

Artigos