Trazendo os estudos do cotidiano da periferia para o centro: um relato de experiência de intervenção no ensino da educação física

Autores

  • Marcelo Paraiso Alves Centro Universitário de Volta Redonda e IFRJ-VR
  • Rodolfo Silva Guimarães UniFOA
  • Maria da Conceição Vinciprova Fonseca UniFOA

Resumo

O presente relato de experiência emerge de uma proposta pedagógica elaborada para o Terceiro Ano do Ensino Médio como proposta de um produto para um mestrado profissionalizante. A objetiva visibilizar a experiência desenvolvida no cotidiano das aulas de Educação Física para o terceiro ano do Ensino Médio em uma escola privada no município de Volta Redonda.  O estudo se justifica pela necessidade de reflexão sobre a subalternização do referido componente curricular nesta etapa da escolaridade básica. A opção teórica e metodológica deste relato emerge dos Estudos do Cotidiano onde a entrevista em grupo foi a técnica utilizada para a produção dos dados. Participaram vinte e oito discentes que cursavam o terceiro ano do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Paraiso Alves, Centro Universitário de Volta Redonda e IFRJ-VR

Graduação em Educação Física pela Fundação Oswaldo Aranha (1989), Pós-graduação Lato-sensu em Treinamento Desportivo (1993) pelo UniFOA, Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Motora (1995) pelo UniFOA, Mestrado em Historia Social pela Universidade Severino Sombra (2001) e Doutorado em Educação pela UFF em 2007. Pós doutorando pela UERJ. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, formação profissional, esporte e história.É docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA) e docente nos cursos de graduação e licenciatura em Educação Física (disciplinas de Corporeidade, Educação Física Aplicada a Educação Básica e Fundamentos Históricos da Educação Física).Desde fevereiro de 2009, está lotada no Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Volta Redonda lecionando no Curso de Automação Industrial e no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.

Rodolfo Silva Guimarães, UniFOA

Mestre pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente. Especialista em Docência no Ensino Superior com experiência na área como professor titular da cadeira de Primeiros Socorros desde 2015. Também é auxiliar na disciplina Teoria do Esporte e do Lazer. Já promoveu um curso de Extensão em Tênis no Unifoa (2007) onde atuou como professor de Metodologia dos Esportes de Raquete (de agosto 2012 até dezembro de 2014). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Educação Física Escolar desde 2006 (da Educação Básica ao Ensino Médio). Também é Conselheiro em Dependência Química , atuante na Pastoral da Sobriedade em Volta Redonda (2000 - 2010).

Maria da Conceição Vinciprova Fonseca, UniFOA

Possui graduação em Letras - Faculdades de Barra Mansa (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009).Credenciada como examinadora oral pela Cambridge ESOL Examinations - University of Cambridge. Foi proprietária, diretora e professora do Curso de Idiomas Summit, em Barra Mansa, RJ. Foi professora de Inglês e de Português pelo Estado do Rio de Janeiro, tendo sido aprovada em três concursos. Foi professora de inglês da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa de Volta Redonda. Foi professora na UBM- Centro Universitário de Barra Mansa, onde organizou e coordenou o Curso de Pós-graduação Estudos Avançados da Língua Inglesa, além de dar aulas na graduação. Foi professora na Associação Educacional Dom Bosco, em Resende. É professora do Centro Universitário de Volta Redonda, nos cursos de Educação Física, Engenharia de Produção, Enfermagem, Sistemas de Informação e no PROMES- programa de mestrado, no MECSMA-Mestrado em Ensino de Ciências de Saúde e do Meio Ambiente. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de línguas e linguística aplicada ao ensino da língua inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: língua, leitura, ensino/aprendizagem, tradução e educação.

 

Referências

ALVES, N. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2001
ALVES, N. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Revista Teias, v. 4, n. 7, p. 8, 2007.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: as artes de fazer. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
CHICATI, K. C. Motivação nas aulas de educação física no ensino médio. Revista da Educação Física/UEM, v. 11, n. 1, p. 97-105, 2008.
COSTA, M. V.; SILVEIRA, R. H.; SOMMER, L. H. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 36-61, 2003.
DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder: organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1ª ed. 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 16ª ed. 2009.
HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
MANHÃES, L. C. S. Rede que te quero redes: por uma pedagogia da embolada. In: OLIVEIRA, I. B. de; ALVES, N. (Org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MENEZES, R. de; VERENGUER, R. de C. G. Educação Física no Ensino Médio: o sucesso de uma proposta segundo os alunos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 3, 2010.
MUNARETTO, L. F.; CORRÊA, H. L.; DA CUNHA, J. A. C. Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista de Administração da UFSM, v. 6, n. 1, p. 9-24, 2013.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 671-685, 2011.
OLIVEIRA, P. C. de; CARVALHO, P. de. A intencionalidade da consciência no processo educativo segundo Paulo Freire. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. vol.17, n.37, pp. 219-230. 2007.
OLIVEIRA, Inés Barbosa de; SGARBI, Paulo. Estudos do cotidiano & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, p. 67-106, 2008.
OLIVEIRA, I. B. de. O Currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP etAlli, 2012.
OLIVEIRA, I. B. de; GARCIA, A. (orgs.). Aventuras de conhecimento: utopias vivenciadas nas pesquisas em educação. Petrópolis, RJ: De Petrus; Rio de Janeiro, RJ: FAPERJ, 2014.
PAIS, J.M. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.
SANTIAGO, A. R. F. Pedagogia crítica e educação emancipatória na escola pública: um diálogo entre Paulo Freire e Boaventura Santos. IX ANPED SUL. Seminário de pesquisa em Educação da região Sul, 2012.
SANTOS, B. de S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista crítica de ciências sociais, n. 63, p. 237-280, 2002.
______. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. Cortez, 2004.
______. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista crítica de ciências sociais, n. 78, p. 3–46, 2007.
______. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. In: Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. Cortez, 2011.
______. Pela mão de Alice- o social e o político na pós-modernidade. Leya, 2013.
SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. Epistemologias do sul. In: Epistemologias do Sul. Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

30-11-2018

Edição

Seção

Relatos de experiência