Influência das famílias nos hábitos de leitura dos estudantes do 5º ano – Prova Brasil 2015 – No município de Dona Francisca – RS

Autores

  • Taís Steffenello Ghisleni Centro Universitário Franciscano http://orcid.org/0000-0002-5405-9492
  • Elsbeth Léia Spode Becker Centro Universitário Franciscano
  • Matheus Silveira Jardim Centro Universitário Franciscano

Resumo

O trabalho descreve resultados parciais de uma pesquisa que visa contribuir na construção de instrumentos para a avaliação da política educacional. Uma das dimensões de avaliação da política educacional refere-se a dados socioeconômicos das famílias dos estudantes do 5º Ano de Dona Francisca, RS, Brasil. Assim, apresenta-se a análise dos dados coletados nos questionários socioeconômicos da Prova Brasil de 2015 com o intuito de averiguar a influência da família nos hábitos de leitura dos estudantes do 5° Ano do município de Dona Francisca, RS.  A metodologia baseou-se na análise quali/quantitativa a partir de dados da Plataforma do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) por meio do software STATA. A partir da identificação do código do município de Dona Francisca, número 4306700, foram extraídos os dados do ‘Questionário do Aluno – 5º Ano do Ensino Fundamental’ da Prova Brasil 2015. No ano de 2015, nas 4 escolas públicas do município de Dona Francisca, houve 18 alunos que responderam ao questionário e 4 alunos não compareceram. Constatou-se que 61% dos alunos são do sexo masculino e 39% do sexo feminino. A idade dos alunos, 82%, de 10 e 11 anos, está adequada à série que frequentam.  Declaram que as mães (94%) e os pais (88%) frequentemente leem; Em relação ao uso da biblioteca da escola, apenas 16% dizem usar sempre ou quase sempre e 72% afirmam usar somente de vez em quando. Percebe-se que os alunos que têm boas influências das famílias, em geral, despertam par a importância de cultivar hábitos de leitura na escola e em outros espaços não formais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Steffenello Ghisleni, Centro Universitário Franciscano

Coorientadora. Doutora em Comunicação. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicação (LAPEC)Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Elsbeth Léia Spode Becker, Centro Universitário Franciscano

Coordenadora do projeto. Doutora em Agronomia. Professora no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens. Centro Universitário Franciscano. E-mail: elsbeth.geo@gmail.com

Matheus Silveira Jardim, Centro Universitário Franciscano

Bolsista PROBIC-UNIFRA. Acadêmico do Curso de Publicidade e Propaganda. Centro Universitário Franciscano. E-mail: silveira_m@outlook.com

Referências

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 5 ed. São Paulo: Ática, 1991.
CUNHA, Carolina. Zygmunt Bauman: o pensamento do sociólogo da "modernidade líquida’’. 2017. Disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/zygmunt-bauman-o-pensamento-do-sociologo-da-modernidade-liquida.htm>. Acesso em: 20 nov. 2017.
FRÓES, Jorge R. M. Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição. Disponível em: <http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2017.
GABRIEL, Martha. Educ@r: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HANUSHEK, E.; WOSSMANN, L. The Role of Cognitive Skills in Economic Development. Journal of Economic Literature, v. 46, n. 3, 607-668, 2008.
BRASIL. Inep, Ministério da Educação. Provinha Brasil: passo a passo (primeiro semestre). Brasília: Inep e Ministério da Educação, 2008.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Base de dados. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=430670&idtema=16&search=||s%EDntese-das-informa%E7%F5es>. Acesso em: 18 nov. 2017.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Economia. 2015. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/dona-francisca/panorama>. Acesso em 19nov. 2017.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Histórico do Município. 2011. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=430670&search=rio-grande-do-sul|dona-francisca|infograficos:-historico>. Acesso em: 18 nov. 2017.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Censo Escolar. Disponível em: <http://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Dashboard>. Acesso em: 17/11/2017.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Prova Brasil. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb>. Acesso em: 20 nov. 2017.
KEELEY, Brian. Human Capital: How what you know shapes your life. Paris: OECD Insights, 2007.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa em Ciências Sociais. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais:.um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3 ed. São Paulo, Atlas: 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo escolar -2015. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35892. Acesso em: 20 nov. 2017.
NOGUEIRA, Paulo Lúcio. Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado. São Paulo: Saraiva, 1993.
O GLOBO. A influência dos pais no hábito de leitura dos filhos. Disponível em: <https://blogs.oglobo.globo.com/na-base-dos-dados/post/influencia-dos-pais-no-habito-de-leitura-dos-filhos.html>. Acesso em: 30 abr. 2018.
O GLOBO. Meninas levam escola mais a sério do que meninos. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/meninas-levam-escola-mais-serio-do-que-meninos-15504491>. Acesso em: 30 abr. 2018.

Downloads

Publicado

09-06-2018

Edição

Seção

Artigos