Atividades práticas nas aulas de ciências nos anos iniciais: caminhos para a aprendizagem significativa e para a alfabetização científica

Autores

  • Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto Universidade do Estado do Rio de Janeiro Professora do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica-PPGEB-CAp-UERJ, Departamento de Ciências da Natureza
  • Carla Vater de Almeida Fundação Municipal de Educação (FME) / Niterói

Resumo

O presente trabalho versa sobre uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública do município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, acerca do ensino e da aprendizagem de Ciências, com alunos do 5o ano de escolaridade, em que um laboratório portátil, desenvolvido pela professora como produto de seu curso de Mestrado, contendo material de baixo custo, é introduzido nas aulas. No desenvolvimento do trabalho foi realizado o levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas a serem abordados e perguntas focais acerca dos temas. Em seguida, os estudantes elaboraram mapas conceituais a respeito. Na etapa seguinte foram utilizados vídeos com os conteúdos a serem aprendidos e o professor fez uma breve exposição teórica dos temas. Após estas etapas os estudantes construíam modelos didáticos e/ou faziam experimentos dos conteúdos trabalhados. Novos mapas conceituais, colaborativos, foram então realizados, com o objetivo de verificar a importância das atividades práticas na aprendizagem significativa dos temas abordados. Ainda durante o trabalho com os alunos, sempre que possível, as etapas do Método Científico foram evidenciadas. Durante toda a pesquisa foi enfatizado para os estudantes que as Ciências são uma construção do homem para a compreensão de mundo.

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Biografia do Autor

Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Professora do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica-PPGEB-CAp-UERJ, Departamento de Ciências da Natureza

Professora Adjunta da Univrsidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Departamento de Ciências da Narureza. Doutora em Física/Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com experiência em Formação de Professores, Ensino de Ciências em Espaços não Formais, História da Ciência, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em Sala de Aula e Teoria Quântica de Campos.

Carla Vater de Almeida, Fundação Municipal de Educação (FME) / Niterói

Mestre em Ensino de Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica -PPGEB - CAp-UERJ.

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Publicado

09-06-2018

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Artigos