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  • Prorrogação da Chamada de trabalhos para o dossiê "Dossiê Linguística Aplicada e Estudos da Deficiência: aproximações (im)possíveis"

    25-12-2023

    PRORROGAÇÃO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS: Até o dia 15 de abril de 2024.


    Os estudos contemporâneos desenvolvidos no âmbito da Linguística Aplicada (LA) não têm medido esforços para considerar as complexas transformações na relação indissociável entre práticas sociais e uso da linguagem. De modo a potencializar as condições de análise de seus objetos de investigação, a LA mobiliza articulações teóricas e metodológicas com diferentes áreas do conhecimento como as Ciências Sociais, as Ciências da Educação, a Psicologia, dentre outras, o que enfatiza a sua natureza transdisciplinar. Destaca-se, entre esses estudos, a compreensão de linguagem como elemento fundamental dos processos de subjetivação, isto é, de produção de subjetividades; como possibilidade de entendimento de si e dos outros (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2013; PESSOA, 2019; JORDÃO, 2019). Impulsionadas pela perspectiva dos Estudos Decoloniais, algumas pesquisas em LA têm buscado problematizar estruturas coloniais encontradas no Sul Global e que resultam de um processo baseado na matriz colonial de poder (MIGNOLO, 2017). Além de oferecerem elementos para romper com formas de pensamento patriarcais, brancas, europeias, universais, que constroem nossas ontoepistemes (MIGNOLO, 2017; GROSFOGUEL, 2010; MENEZES DE SOUZA, 2019), esses trabalhos também focam temáticas e questões de linguagem relacionadas com grupos historicamente posicionados à margem da sociedade como mulheres, pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, LGBTQIAP+ e suas interseccionalidades. Na esteira dessa perspectiva, esta proposta de dossiê objetiva reunir trabalhos que apresentam pesquisas ou discussões em LA que tematizam outro grupo marginalizado: as pessoas com deficiência. Serão aceitos, portanto, artigos que relacionam a LA e os Disability Studies e focalizam, dentre outros temas possíveis, os modelos de deficiência e subjetividade; práticas sociais e pessoas com deficiência; translinguagem e deficiência; ensino e aprendizagem de línguas com pessoas com deficiência; inclusão escolar; currículo e deficiência; formação de professores, entre outros. Assumimos que a proposta de dossiê poderá se tornar uma grande contribuição para a visibilidade dos estudos sobre deficiência, decolonialidade e linguagem além de contribuir para a identificação, interrogação e a urgente interrupção (MENEZES DE SOUZA, 2019) das colonialidades relacionadas às pessoas com deficiência no Sul Global.

    Organizadores: Luciana Ferrari e Pedro Witchs

    Submissão de artigos: 01 de março a  15 de abril de 2024

    Publicação: setembro de 2024.

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  • Prorrogação da Chamada do Dossiê "Leitura e Formação Humana: reflexões teóricas e aplicadas"

    21-08-2023

    Informamos que a Chamada para o Dossiê "Leitura e Formação Humana: reflexões teóricas e aplicadas", organizado por Vanda Elias (UNIFESP), Maria da Penha Pereira Lins (UFES) e Guilherme Brambila (UNIFESP), teve seu período de submissão de trabalhos prorrogado para até 04 de setembro de 2023.

    Previsão de publicação: dezembro de 2023.

    O presente dossiê tem o propósito de reunir trabalhos teóricos ou aplicados e incentivar discussões sobre a leitura, seja no âmbito da educação básica, técnica e/ou superior, seja em contextos profissionais e de capacitação docente. Considerando que:

    i) o texto é um evento comunicativo que envolve elementos variados como sons, palavras, significados, participantes do discurso, conhecimentos, ações num plano e estruturas visuais (BEAUGRANDE, 1997);

    ii) a leitura é uma atividade de produção e de negociação de sentidos que exige dos leitores o uso das mais diversas estratégias (linguísticas, cognitivas, textuais, discursivas, pragmáticas, sóciointeracionais);

    iii) a atividade de leitura é condição indispensável para o desenvolvimento de habilidades individuais e sociais, da compreensão e atuação crítica no mundo social e da formação humana em sentido amplo,

    são muito bem-vindos artigos que se situem no campo dos estudos linguísticos; dialoguem com teorias do texto e da leitura (MARCUSCHI,2008; KOCH, 2004; KOCH & TRAVAGLIA, 1990; KOCH & ELIAS, 2006, 2016; ELIAS, 2023; CAPISTRANO JR. & ELIAS, 2018; CAVALCANTE & BRITO, 2023; MARQUESI; PAULIUKONIS; ELIAS, 2017; KLEIMAN, 1992; GERALDI, 1984; CAPISTRANO JR.; LINS; CASOTTI, 2017; BRAMBILA, 2017, 2018) e tratem de temas/objetos como: ensino de leitura na educação básica; teorias do texto e sua aplicabilidade ao ensino de leitura; práticas de letramento com enfoque na leitura; leitura e formação de professores; leitura em compêndios didáticos.

    Instruções para os autores:
    https://periodicos.ufes.br/percursos/about/submissions

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  • Chamada de trabalhos: dossiê temático "Leitura e formação humana: reflexões teóricas e aplicadas"

    03-07-2023

    A revista PERcursos Linguísticos anuncia a abertura para a submissão de artigos para o dossiê Leitura e formação humana: reflexões teóricas e aplicadas, organizado por Vanda Elias (UNIFESP), Penha Lins (UFES) e Guilherme Brambila (UNIFESP).

    O presente dossiê tem o propósito de reunir trabalhos teóricos ou aplicados e incentivar discussões sobre a leitura, seja no âmbito da educação básica, técnica e/ou superior, seja em contextos profissionais e de capacitação docente. Considerando que:

    i) o texto é um evento comunicativo que envolve elementos variados como sons, palavras, significados, participantes do discurso, conhecimentos, ações num plano e estruturas visuais (BEAUGRANDE, 1997);

    ii) a leitura é uma atividade de produção e de negociação de sentidos que exige dos leitores o uso das mais diversas estratégias (linguísticas, cognitivas, textuais, discursivas, pragmáticas, sóciointeracionais);

    iii) a atividade de leitura é condição indispensável para o desenvolvimento de habilidades individuais e sociais, da compreensão e atuação crítica no mundo social e da formação humana em sentido amplo,

    são muito bem-vindos artigos que se situem no campo dos estudos linguísticos; dialoguem com teorias do texto e da leitura (MARCUSCHI,2008; KOCH, 2004; KOCH & TRAVAGLIA, 1990; KOCH & ELIAS, 2006, 2016; ELIAS, 2023; CAPISTRANO JR. & ELIAS, 2018; CAVALCANTE & BRITO, 2023; MARQUESI; PAULIUKONIS; ELIAS, 2017; KLEIMAN, 1992; GERALDI, 1984; CAPISTRANO JR.; LINS; CASOTTI, 2017; BRAMBILA, 2017, 2018) e tratem de temas/objetos como: ensino de leitura na educação básica; teorias do texto e sua aplicabilidade ao ensino de leitura; práticas de letramento com enfoque na leitura; leitura e formação de professores; leitura em compêndios didáticos.

    Instruções para os autores:
    https://periodicos.ufes.br/percursos/about/submissions

    Datas:
    Recebimento dos artigos: 03 de julho a 20 de agosto de 2023.
    Publicação do volume: dezembro de 2023.

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  • CHAMADA DE TRABALHOS: VOLUME ATEMÁTICO

    31-05-2023

    Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas na página da revista (Sobre > Submissões), de 31 de maio a 30 de junho, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, cruzando uma das seguintes Linhas de Pesquisa:

     

    Estudos Sobre Texto e Discurso
    Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas a textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da Pragmática, Linguística Textual e da Análise do Discurso, em gêneros textuais diversos.

    Estudos Analítico-descritivos da Linguagem
    Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.

    Linguística Aplicada
    Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução em interface com o ensino, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngue, entre outros.

    Previsão de publicação: outubro de 2023.

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  • CHAMADA DE TRABALHOS

    29-12-2022

    Por uma linguística menos eurocêntrica: reflexões, pesquisas e o estado da arte de línguas indígenas.

    As forças coloniais vêm, há séculos, submetendo as populações indígenas, de diferentes partes do globo, a incontáveis formas de violência cujo resultado foi a extinção de inúmeros povos, línguas, culturas e saberes. Embora não possamos negar a importância e a contribuição de diversas pesquisas voltadas ao conhecimento das línguas indígenas brasileiras, em particular nas áreas da Linguística e da Antropologia, mesmo que ainda dotadas de vieses estruturalistas e eurocêntricos, historicamente, determinadas concepções de língua e a própria ciência da linguagem também contribuíram, em grande medida, com várias formas de violência, ao estudarem as línguas indígenas a partir da falta, classificando-as como primitivas, ágrafas, desconectadas de uma cultura ou pouco afeitas a concepções mais abstratas de mundo, em relação às europeias. Esse cenário vem paulatinamente se modificando, sobretudo, a partir das duas últimas décadas do século XX, mas ainda é preciso ampliar, patrocinar e divulgar tanto pesquisas que tenham as línguas indígenas no centro das investigações, como também as que começam a ter, hoje, as vozes e os olhares dos próprios indígenas a seu respeito. Este dossiê, de tal modo, convida pesquisadores indígenas e não indígenas a submeterem trabalhos que tenham em seu escopo línguas indígenas discutidas, documentadas ou pensadas: seja a partir das diversas áreas já sistematizadas da Linguística (sintaxe, semântica, pragmática, morfologia, tradução, fonologia e outras); seja com enfoques de base experimental e instrumental teórico próprios, com os quais pesquisadores nativos olham para as línguas de suas próprias comunidades; seja ainda em interface com outras áreas de pesquisa, como a Antropologia, a Filosofia, a Sociologia, a Literatura entre outras.

    Organização: Maria Silvia Cintra (Ufscar) e Patrick Rezende (Sedu-ES)

    Chamada: 29 de dezembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023.

    Publicação: Junho de 2023.

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  • CHAMADA DE TRABALHOS PARA VOLUME TEMÁTICO: DIALOGANDO SOBRE OS ASPECTOS DA TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS DE SINAIS

    26-06-2022

    A Revista PERcursos convida pesquisadores para o dossiê "DIALOGANDO SOBRE OS ASPECTOS DA TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS DE SINAIS ", organizado pelas professoras Flávia Medeiros Álvaro Machado (UFES), Vânia de Aquino Albres Santiago (PUC-SP e Instituto Singularidades) e  Neiva de Aquino Albres (UFSC).

     Os processos de tradução e de interpretação em relação aos fenômenos comunicacionais, especialmente, na complexidade do uso das línguas de modalidade gestualizadas e vocalizadas nas sociedades contemporâneas, demandam múltiplos olhares, advindos de diversas áreas do conhecimento e em diálogo com correntes teóricas e metodológicas também diversas. Tendo em vista as diferentes áreas da Linguística e a Filosofia da Linguagem, temos como objetivo reunir debates acadêmico-científicos que destacam os modelos de comunicação, como da cognição humana, no sentido de explicar como a informação é mentalmente representada e inferencialmente processada em situações comunicativas intencionais durante uma tarefa tradutória e/ou interpretativa. Nessa proposta, a finalidade do dossiê consiste em reunir pesquisas concluídas ou em andamento com resultados parciais voltadas a Estudos relativos à Linguística, à Tradução ou à Interpretação, incluindo debates que se dedicam a pensar em tais questões, especialmente, baseadas na Filosofia da Linguagem, na Semiótica e na Comunicação Social, com redobrado interesse por trabalhos com viés inter/transdisciplinar.  

    Data de submissão: 01 de agosto a 04 de setembro.

    Data da publicação do volume: Dezembro de 2022.

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  • CHAMADA DE TRABALHOS: ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    14-06-2022
    Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas na página da revista (Sobre > Submissões), de 14 de junho a 24 de julho de 2022, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, cruzando uma das 4 seguintes Linhas de Pesquisa:

     

    Estudos Sobre Texto e Discurso
    Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas a textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da Pragmática, Linguística Textual e da Análise do Discurso, em gêneros textuais diversos.

    Estudos Analítico-descritivos da Linguagem
    Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.

    Linguística Aplicada
    Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução em interface com o ensino, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngue, entre outros.

    Tradução, identidade e Sentido
    Investigações teóricas e empíricas sobre a atividade tradutória e a problemática da significação e subjetivação. Abordagem pluralista fundamentada na linguística, nos estudos da tradução, na filosofia, nos estudos culturais e na psicanálise. Interface dos estudos da tradução com diferentes saberes.

     

    Previsão de Publicação: SETEMBRO DE 2022.

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  • CHAMADA DE TRABALHOS PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO "DISCURSO E GRAMÁTICA SOB A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA"

    29-12-2021

    Organizadoras:

    Amanda Heiderich Marchon (UFES)

    Violeta Virgínia Rodrigues (UFRJ)

    Gesieny Laurett Neves Damasceno (UFES)

    Definir o ‘Funcionalismo’ é tarefa complexa, conforme explica Neves (2001, p.1), visto que as várias abordagens consideradas funcionalistas não são, em geral, identificáveis por rótulos teóricos, mas por meio dos nomes dos estudiosos que as desenvolveram. Para sintetizar o pensamento básico das teorias funcionalistas, Neves (2001, p. 15) esclarece que qualquer uma das vertentes funcionalistas tem como preocupação básica examinar o modo como os usuários da língua se comunicam eficientemente, pondo-se sob exame a competência comunicativa, ou seja, a “capacidade que os indivíduos têm não apenas de codificar e decodificar expressões, mas também de usar e interpretar essas expressões de uma maneira interacionalmente satisfatória” (NEVES, 2001, p. 15).

    Por conceber a linguagem como instrumento de interação social entre seres humanos, o Funcionalismo constitui-se, pois, como um conjunto de teorias que se preocupa em pôr em exame os vínculos entre as estruturas linguísticas e os contextos em que elas se realizam. Ao focalizar o contexto discursivo, os estudos de cunho funcionalista adotam o conceito de gramática emergente (HOPPER, 1987), segundo o qual a forma linguística não é nem fixa nem determinada a priori, mas motivada e moldada pelo uso.

    Nesse viés, esta proposta de dossiê temático, visa a reunir pesquisas que analisem as regularidades que caracterizam a gramática a partir dos papéis e funções das formas linguísticas na situação real de comunicação, sendo bem-vindos, portanto, trabalhos com base em corpora orais e/ou escritos, em perspectiva sincrônica ou diacrônica, acerca das variedades do português (português brasileiro, português europeu e variedades africanas do português), desenvolvidos à luz das diferentes vertentes do funcionalismo linguístico, como o Funcionalismo Clássico, a Linguística Sistêmico-Funcional, a Gramática Discursivo-Funcional, a Linguística Funcional Centrada no Uso, a Teoria da Estrutura Retórica, o Sociofuncionalismo. Além de trabalhos que estejam centrados na teoria funcionalista, poderão ser submetidos aqueles que envolvam estudos de interface entre o Funcionalismo e outras linhas da Linguística.

     

    Período de submissão: 01 de janeiro a 30 de março.

    Previsão de publicação: Junho de 2022.

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  • Chamada de trabalhos: dossiê temático "O texto na pesquisa e no ensino: conhecimentos, práticas e desafios na contemporaneidade"

    21-07-2021

    Organizadores:
    Vanda Maria Elias (UNIFESP)
    Rivaldo Capistrano Júnior (UFES)

    O texto é um objeto multifacetado. Essa compreensão que vem orientando privilegiadamente práticas de pesquisa e de ensino põe em relevo processos de textualização e sentidos possíveis, quando considerada a diversidade de conhecimentos dos sujeitos e da situação comunicativa-interacional, incluídos nesse conjunto o saber sobre a língua e recursos multimodais na configuração e compreensão do projeto de dizer. Nesse contexto, quais propostas teórico-metodológicas ou quais propostas didáticas configuram desafios para quem tem o texto como objeto de pesquisa e/ou de ensino na contemporaneidade? Essa é a questão central que orienta  a nossa discussão e em torno da qual convidamos pesquisadores e professores, atuantes em diferentes grupos de pesquisas consolidados,  a participar.  

    Período de submissão: 01 de agosto de 2021 a 30 de setembro 2021.

    Previsão de publicação: Dezembro de 2021.

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  • CHAMADA DE TRABALHOS: ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    01-04-2021

    Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas na página da revista (Sobre > Submissões), de 01 de abril a 01 de maio de 2021, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, cruzando uma das 4 seguintes Linhas de Pesquisa:

    Estudos Sobre Texto e Discurso
    Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas a textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da Pragmática, Linguística Textual e da Análise do Discurso, em gêneros textuais diversos.

    Estudos Analítico-descritivos da Linguagem
    Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.

    Linguística Aplicada
    Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução em interface com o ensino, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngue, entre outros.

    Tradução, identidade e Sentido
    Investigações teóricas e empíricas sobre a atividade tradutória e a problemática da significação e subjetivação. Abordagem pluralista fundamentada na linguística, nos estudos da tradução, na filosofia, nos estudos culturais e na psicanálise. Interface dos estudos da tradução com diferentes saberes.


    PRAZO DE PUBLICAÇÃO: Agosto de 2021

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  • Dossiê Temático: Pibid e RP na formação de professores em Letras

    22-10-2020

    Org. Ana Karina de O. Nascimento (UFS), Lívia Fortes (UFES), Luciana Ferrari (UFES) e Sérgio Ifa (UFAL)

    O Dossiê Pibid e RP na formação de professores em Letras (Vol. 11, N. 27, 2021) visa divulgar estudos teóricos, teórico-metodológicos ou prático-reflexivos que tenham como foco práticas e reflexões sobre o  ensino de línguas bem como acerca da formação de professores desta área que ocorrem no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (RP). Buscam-se contribuições das relações entre os Programas e as Licenciaturas em Letras bem como as relações entre a universidade, os programas e as escolas. Assim, interessa-nos divulgar artigos que tenham como foco a seguinte inquietação: quais são as contribuições teóricas, metodológicas, práticas e sociais que pesquisas no PIBID e RP podem oferecer à área da Linguística Aplicada? Podem submeter artigos, em português, inglês ou espanhol, pesquisadores e professores mestres e doutores, pós-graduandos, graduandos de iniciação científica com anuência dos orientadores, graduandos em coautoria com mestres ou doutores, e professores da educação básica participantes dos referidos programas. É permitida a submissão de apenas um trabalho por autor. Os artigos devem ser submetidos pelo sistema da revista.

     

    Pedimos aos autores que verifiquem as "Diretrizes para Autores" no seguinte link: http://periodicos.ufes.br/percursos/about/submissions  , antes de submeter o trabalho. 

    No processo de submissão, incluir na seção "Comentários para o editor" a informação de que o trabalho é para o dossiê "Pibid e RP na formação de professores em Letras".

    Prazo para submissão de artigos: de 10 de novembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021.

    Publicação prevista: abril de 2021.

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  • Revista PERcursos Linguísticos publica nova edição

    12-07-2020

    Caro leitor,

    A revista PERcursos Linguísticos acaba de publicar seu último número (v.10, n. 24, 2020), disponível em:
    http://periodicos.ufes.br/percursos/issue/view/1203 . Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.

    Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho,

    Dr.Patrick Rezende
    Editor-gerente

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  • Revista PERcursos Linguísticos publica nova edição

    12-07-2020

    Caro leitor,

    A revista PERcursos Linguísticos acaba de publicar seu último número (v.10, n. 24, 2020), disponível em:
    http://periodicos.ufes.br/percursos/issue/view/1203 . Convidamos a navegar no
    sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.

    Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho,

    Dr.Patrick Rezende
    Editor-gerente

    SUMÁRIO

    Expediente Apresentação Artigos Política Editorial Volume Completo Saiba mais sobre Revista PERcursos Linguísticos publica nova edição
  • CHAMADA 2020 Dossiê Temático (Prorrogação de submissão)

    13-05-2020

    A Revista PERcursos Linguísticos passou por um processo de migração no sistema OJS, o que trouxe alguns problemas de submissão, descrito por parte dos autores, durante as duas últimas semanas. De tal modo, optamos por prorrogar a chamada até o dia 30 de maio.

    Dossiê Temático: Discursos de resistência e corpos (re)existentes
    Org. Luciane de Paula (Unesp), Luciano Vidon (Ufes) e Maria da Penha Casado Alves (UFRN)

    O Dossiê Discursos de resistência e corpos (re)existentes (Vol. 10, N. 25, 2020) visa divulgar investigações que tenham como foco reflexões teóricas e/ou analíticas acerca da temática da resistência e do corpo, tratados pelo viés de uma perspectiva discursiva (seja a Análise Dialógica do Discurso, a Análise de Discurso de linha francesa, a Análise Crítica do Discurso, as Semióticas ou a Semiologia).  Podem submeter artigos, pesquisadores e professores doutores, pós-graduandos e graduandos em coautoria com doutores. É permitida a submissão de apenas um trabalho por autor e os artigos devem ser submetidos pelo sistema. Também convidamos aos autores com trabalhos aceitos no V SIED que submetam seus artigos para a apreciação do nosso conselho editorial.

    Pedimos aos autores que verifiquem as "Diretrizes para Autores" no seguinte link: http://periodicos.ufes.br/percursos/about/submissions  , antes de submeter o trabalho. 

    No processo de submissão, incluir na seção "Comentários para o editor" a informação de que o trabalho é para o dossiê "Discursos de resistência e corpos (re)existentes".

    Prazo final de submissão de artigos:  30 de maio de 2020.

    Publicação prevista:  outubro de 2020.

    Saiba mais sobre CHAMADA 2020 Dossiê Temático (Prorrogação de submissão)
  • CHAMADA DE TRABALHOS: ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS DOSSIÊ TEMÁTICO 2020

    28-03-2020

    CHAMADA 2020 Dossiê Temático 

    Dossiê Temático: Discursos de resistência e corpos (re)existentes
    Org. Luciane de Paula (Unesp), Luciano Vidon (Ufes) e Maria da Penha Casado Alves (UFRN)

    O Dossiê Discursos de resistência e corpos (re)existentes (Vol. 10, N. 25, 2020) visa divulgar investigações que tenham como foco reflexões teóricas e/ou analíticas acerca da temática da resistência e do corpo, tratados pelo viés de uma perspectiva discursiva (seja a Análise Dialógica do Discurso, a Análise de Discurso de linha francesa, a Análise Crítica do Discurso, as Semióticas ou a Semiologia).  Podem submeter artigos, pesquisadores e professores doutores, pós-graduandos e graduandos em coautoria com doutores. É permitida a submissão de apenas um trabalho por autor e os artigos devem ser submetidos pelo sistema. Também convidamos aos autores com trabalhos aceitos no V SIED que submetam seus artigos para a apreciação do nosso conselho editorial.

    Pedimos aos autores que verifiquem as "Diretrizes para Autores" no seguinte link: http://periodicos.ufes.br/percursos/about/submissions  , antes de submeter o trabalho. 

    No processo de submissão, incluir na seção "Comentários para o editor" a informação de que o trabalho é para o dossiê "Discursos de resistência e corpos (re)existentes".

    Prazo final de submissão de artigos: 10 de maio de 2020.

    Publicação prevista: setembro de 2020.

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  • CHAMADA DE TRABALHOS: ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2019/02

    18-02-2020

    Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas na página da revista (Sobre > Submissões), de 18 de fevereiro a 15 de março de 2020, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, cruzando uma das 4 seguintes Linhas de Pesquisa:
    Estudos Sobre Texto e Discurso
    Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas a textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da Pragmática, Linguística Textual e da Análise do Discurso, em gêneros textuais diversos.
    Estudos Analítico-descritivos da Linguagem
    Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.
    Linguística Aplicada
    Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução em interface com o ensino, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngue, entre outros.
    Tradução, identidade e Sentido
    Investigações teóricas e empíricas sobre a atividade tradutória e a problemática da significação e subjetivação. Abordagem pluralista fundamentada na linguística, nos estudos da tradução, na filosofia, nos estudos culturais e na psicanálise. Interface dos estudos da tradução com diferentes saberes.
    PRAZO DE PUBLICAÇÃO: Julho de 2020

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  • Dossiê Temático “Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras com crianças: revisando e construindo práxis educacionais”

    02-10-2019

    A área de ensino de línguas estrangeiras para crianças tem recebido atenção nos últimos anos, sobretudo devido à uma crescente demanda por profissionais que atuem com essa faixa, consequência do neoliberalismo e da influência midiática que prega o início da aprendizagem de línguas estrangeiras cada vez mais cedo. Diante desse cenário, é fundamental ponderar acerca dos conceitos de línguas e linguagens, das visões sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação, principalmente quando a práxis educacional envolve um público específico: crianças. É necessário que as demandas mercadológicas sejam analisadas à luz da formação crítica de professores que atuam nesse cenário, visto que esse contexto que tem sido permeado por “metodologias de sucesso”. Além disso, a falta de parâmetros oficiais nacionais, regulamentações, e formação docente voltada para esse contexto específico contribuem para os desafios enfrentados pela área. O objetivo do dossiê temático “Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras para crianças: revisando e construindo práxis educacionais” é reunir trabalhos que problematizem esse tema, versando sobre os diversos eixos que compõem a práxis educacional na educação infantil. 

     

    Organização: Cláudia Jotto Kawachi Furlan, Igor Porsette e Ana Paula Lima

    Prazo de submissão: 01 de novembro de 2019.

    Publicação do dossiê: Dezembro de 2019.

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  • PRORROGAÇÃO DE PRAZO - DOSSIÊ "O DIALOGISMO NOS ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DA LINGUAGEM"

    04-06-2018

    Com a finalidade de receber mais textos com afinidade ao dossiê temático "O dialogismo nos estudos contemporâneos da linguagem", haverá prorrogação de recebimento das submissões para até 20 de junho de 2018. 

    Poderão submeter trabalhos doutores (as), mestres (as), mestrandos (as) e graduados (as). Alunos (as) de graduação poderão submeter apenas em coautoria com seu orientador (a). É permitida a submissão de apenas um trabalho por autor. 

    Escopo: este número temático pretende reunir trabalhos que necessariamente abordem reflexões, tanto teóricas quanto práticas, acerca do(s) lugar(es) da concepção dialógica da linguagem, postulada por Bakhtin e o Círculo, nos estudos linguísticos contemporâneos. Busca-se, a partir de tal proposta, realizar um levantamento acerca das formas com que o dialogismo bakhtiniano tem sido recepcionado na área, assim como conhecer trabalhos e resultados (parciais ou não) de pesquisas atravessadas pela perspectiva dialógica da linguagem na contemporaneidade. 

    Para normas e estrutura do trabalho, verificar: SOBRE ---> SUBMISSÕES ONLINE/DIRETRIZES PARA AUTORES.

    Trabalhos que não respeitem as normas da revista e o escopo do dossiê serão imediatamente rejeitados. 

    No processo de submissão, solicitamos incluir na seção "Comentários para o editor" a informação de que o trabalho é para o dossiê "O dialogismo nos estudos contemporâneos da linguagem".

    Prazo final para submissão: 20 de junho de 2018.

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  • ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2018/01

    18-02-2018
    CHAMADA PARA NÚMERO DE TEMA LIVRE (2018/1) 
    Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas na página da revista (Sobre > Submissões), de 19 de fevereiro a 12 de março de 2018, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, cruzando uma das 4 seguintes Linhas de Pesquisa:
    Estudos Sobre Texto e Discurso
    Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas a textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da Pragmática, Linguística Textual e da Análise do Discurso, em gêneros textuais diversos.
    Estudos Analítico-descritivos da Linguagem
    Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.
    Linguística Aplicada
    Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução em interface com o ensino, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngue, entre outros.
    Tradução, identidade e Sentido
    Investigações teóricas e empíricas sobre a atividade tradutória e a problemática da significação e subjetivação. Abordagem pluralista fundamentada na linguística, nos estudos da tradução, na filosofia, nos estudos culturais e na psicanálise. Interface dos estudos da tradução com diferentes saberes. Saiba mais sobre ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2018/01
  • CHAMADA DE TRABALHOS: ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2017/02

    22-09-2017
    Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas na página da revista (Sobre > Submissões), até 12 de outubro 2017, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, cruzando uma das 4 seguintes Linhas de Pesquisa:
    Estudos Sobre Texto e Discurso
    Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas à textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da pragmática e da análise do discurso, em gêneros textuais diversos.
    Estudos Analíticos-descritivos da Linguagem
    Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.
    Linguística Aplicada
    Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução em interface o ensino, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngüe, entre outras.
    Tradução, identidade e sentido
    Investigações teóricas e empíricas sobre a atividade tradutória e a problemática da significação e subjetivação. Abordagem pluralista fundamentada na linguística, nos estudos da tradução, na filosofia, nos estudos culturais e na psicanálise. Interface dos estudos da tradução com diferentes saberes. Saiba mais sobre CHAMADA DE TRABALHOS: ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2017/02
  • ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2017/01

    19-12-2016
     Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas na página da revista (Sobre > Submissões), até 15 de abril 2017, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, cruzando uma das 4 seguintes Linhas de Pesquisa:
    Estudos Sobre Texto e Discurso
    Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas à textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da pragmática e da análise do discurso, em gêneros textuais diversos.
    Estudos Analíticos-descritivos da Linguagem
    Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.
    Linguística Aplicada
    Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução em interface o ensino, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngüe, entre outras.
    Tradução, identidade e sentido
    Investigações teóricas e empíricas sobre a atividade tradutória e a problemática da significação e subjetivação. Abordagem pluralista fundamentada na linguística, nos estudos da tradução, na filosofia, nos estudos culturais e na psicanálise. Interface dos estudos da tradução com diferentes saberes.
    O número 14, v.7, será publicado até 15 de julho de 2017. Saiba mais sobre ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2017/01
  • ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 2016/02

    05-07-2016

    Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas nesta página (Sobre > Submissões), até 01 de setembro 2016, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, abarcando as 3 seguintes Linhas de Pesquisa:

     

    1) Linguística Aplicada

    Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngüe, entre outras.

    2) Estudos Sobre Texto e Discurso

    Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas à textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da pragmática e da análise do discurso de linha francesa, em gêneros textuais diversos.

    3) Estudos Analíticos-descritivos da Linguagem

    Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.

    O número 13, v.6, será publicado em dezembro de 2016.

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  • CHAMADA DE TRABALHOS: ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    22-02-2016

    Os trabalhos serão aceitos somente por submissão online, conforme orientações contidas nesta página (Sobre > Submissões), até 30 de março 2016, e deverão abordar temáticas relacionadas às Teorias e Análises Linguísticas, abarcando as 3 seguintes Linhas de Pesquisa:

    1) Linguística Aplicada

    Esta linha possui perspectiva transdisciplinar sobre objetos e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão e complexidade da relação indissociável entre práticas sociais e práticas linguístico-discursivas. Encontram-se, neste horizonte de investigação, o ensino e a aprendizagem de línguas, as práticas de tradução, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, plurilinguismo, educação bilíngüe, entre outras.

     

    2) Estudos Sobre Texto e Discurso

    Esta linha contempla projetos relacionados a teorias do texto e do discurso. Abrange a diversidade de instrumentais teóricos e metodológicos no tratamento de questões relacionadas à textualidade e processos de textualização, nas modalidades oral e escrita e a questões relativas à construção do discurso, vistas na perspectiva da pragmática e da análise do discurso de linha francesa, em gêneros textuais diversos.

     

    3) Estudos Análiticos-descritivos da Linguagem

    Esta linha contempla projetos referentes ao funcionamento da língua portuguesa em suas variedades de uso, no que diz respeito às suas unidades, níveis de constituição, relações, estruturas e formalizações.

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  • ABERTA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

    14-05-2015

    A Revista PERcursos Linguísticos, do PPGEL da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), está recebendo trabalhos inéditos (artigos, resenhas e entrevistas) sobre fenômenos linguísticos de pesquisadores doutores (brasileiros e estrangeiros), pós-graduandos e alunos de Iniciação Científica (neste caso, com certificação do professor orientador), para publicação da edição 2015/02, n. 11, versão on line.   PRAZO: até 15.08.2015

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  • Publicada a edição n.09, vol.4, 2014

    18-12-2014

    Convidamos a todos nossos leitores a lerem a segunda edição de 2014, n.09, vol.4, que contém artigos de várias áreas da Linguística. Neste número, apresentamos a novidade da Seção Entrevista, cuja entrevistada foi a Profa. Penha Lins, da PPGEL - UFES.

    Agradecemos aos autores pela contribuição grandiosa e aos professores pareceristas que se disponibilizaram a auxiliar a Equipe Editorial em mais esta edição. Nosso muito obrigado.

    Boa leitura e bons estudos.

    Equipe Editorial

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  • Submissão de artigos 2014/01

    19-10-2013

    A Revista PERcursos Linguísticos, do Programa de Pós-Graduação em Linguística, do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (classificação QUALIS/CAPES B5), está recebendo trabalhos inéditos (artigos, resenhas e entrevistas) sobre fenômenos linguísticos de pesquisadores doutores (brasileiros e estrangeiros), pós-graduandos e alunos de Iniciação Científica (neste caso, com certificação do professor orientador), para publicação de seu oitavo número, versão on line.

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