Polêmica discursiva e intertextualidade: em pauta o compartilhamento de notícias na rede social

Autores

  • Breno Rafael Martins PArreira Rodrigues Rezende Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar uma polêmica discursiva que se instaurou em torno do “compartilhamento” de uma notícia da Folha de S. Paulo, sobre o apoio do movimento “Vem pra rua” ao “Fora Dilma!”, em uma página pública do Facebook, a partir do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa. Nessa análise, verificamos o funcionamento dos planos da discursividade da intertextualidade e do ethos. Além disso, constatamos a “presença” de três posicionamentos distintos no embate sobre o impeachment. Para proceder à análise, foram mobilizados os conceitos de semântica global dos discursos, polêmica discursiva, intertextualidade e ethos, conceitos com que trabalha D. Maingueneau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Rafael Martins PArreira Rodrigues Rezende, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduado em Letras português/espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Suas pesquisas relacionam texto, discurso e internet.

Downloads

Publicado

04-12-2016

Como Citar

REZENDE, Breno Rafael Martins PArreira Rodrigues. Polêmica discursiva e intertextualidade: em pauta o compartilhamento de notícias na rede social. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 21–36, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/13542. Acesso em: 18 abr. 2024.