A Representação da Mulher em Textos Humorísticos: uma análise do gênero piada á luz da pragmática

Bharbara Bonelle de Sousa, Mayra Duarte Figueira

Resumo


Resumo: Uma das temáticas mais em destaque atualmente no cenário das diferentes mídias é a questão do lugar da mulher na sociedade. Desse modo, consideramos relevante desenvolver estudos sobre essa temática, no sentido de colocar em foco o problema que preocupa os especialistas em estudos socioculturais e linguísticos. Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é analisar piadas que focalizam a condição feminina, com a finalidade de compreender como se efetiva, nesse gênero, uma representação social negativa da figura da mulher na sociedade brasileira. Para análise dessas piadas, contamos com as contribuições de Santos (2014) para melhor entender esse gênero textual. Tomamos como base os estudos de Goffman (1980) e Brown e Levinson (1978) a respeito da representação social e polidez, de Grice (1982) sobre o Princípio de Cooperação, de implicaturas e de máximas conversacionais, bem como os estudos de Oliveira e Basso (2014) referente à aplicabilidade desses conceitos. Além disso, utilizamos, também, estudos sobre linguagem e gênero social, tais quais Lakoff ([1973] 2010); Kendall e Tannen (2001); Eckert e McConnel (1992). Com esse escopo bibliográfico, consideramos a hipótese de que, no gênero piada, a mulher é representada socialmente a partir de uma imagem negativa, em contraposição a uma imagem positiva do homem.

Palavras-chave: Pragmática; Implicatura; Gênero Social; Representação Social; Piadas. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 PERcursos Linguísticos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

This work is licensed under a Creative Commons  Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). For more information about the license:https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/