HUMOR, ENGENHO E ARTE: UM “PATO AO TUCUPI” DE MARCELO SANDMANN

Autores

Resumo

A poesia de Marcelo Sandmann pode ser caracterizada, em geral, como irônica, bem-humorada, dada a peripécias linguísticas e dotada de um dinamismo e uma rarefação típicos da contemporaneidade, inclusive pelo diálogo que estabelece entre a “cultura erudita” e a popular; de igual modo não são raros os poemas de elevada voltagem erótica e também aqueles que lidam com as formas tradicionais, como o soneto de métrica regular. Todos esses traços são colocados em pauta em “Pato ao tucupi (uma breve digressão herói-cômica)”, poema de seu segundo livro que põe em cena a inusitada relação entre um homem de meia idade e uma jovem “de-menor” numa suíte de motel. Ao longo das 24 estrofes compostas segundo o esquema camoniano d’Os Lusíadas, Sandmann une a sucessão de eventos risíveis a jogos de linguagem que intensificam a comicidade dos versos. Para a análise desse humor – que, autoirônico, se volta contra o próprio autor e protagonista do pequeno enredo poético (uma vez que, em diversos momentos, é dele que se ri) –, além da leitura de dados e formas da tradição evocados pelo poeta, virão à baila os estudos de Freud acerca do chiste e o ensaio de Henri Bergson sobre o riso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas dos Passos, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor de Literatura brasileira e Latim da Coordenadoria de Códigos e Linguagens do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória.

Downloads

Publicado

10-09-2017

Como Citar

DOS PASSOS, Lucas. HUMOR, ENGENHO E ARTE: UM “PATO AO TUCUPI” DE MARCELO SANDMANN. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 121–131, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15509. Acesso em: 28 mar. 2024.