A CONSTRUÇÃO DO HUMOR EM ADÃO ITURRUSGARAI: UMA ANÁLISE PRAGMÁTICA DAS TIRAS DE ALINE

Mônica Lopes Smiderle de Oliveira, Aline Sousa Lima

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relacionar os estudos da Pragmática às teorias humorísticas, a fim de verificar como o humor é construído nas tiras de quadrinhos, da personagem Aline, de Adão Iturrusgarai, que são famosas por utilizar o humor sarcástico, tendo como temáticas a sexualidade, a homossexualidade e o deboche que se vê na vida em sociedade. Para tal, utilizaremos os conceitos de Grice (1982), que mostram que a interação segue o princípio da cooperação, ou seja os interlocutores estabelecem um acordo de falaram a verdade, a quantidade necessária, de modo claro e relevante. E também utilizaremos Raskin (1985) com sua Teoria de Script Semântico do Humor que pressupõe que todo texto humorístico possui dois scripts que, apesar de necessariamente distintos e opostos, são compatíveis. Assim, a partir dessas teorias, analisaremos duas tirinhas, da personagem Aline, que trazem o humor por meio da ironia, do sarcasmo, ora para chamar a atenção do leitor para reflexão sobre algumas questões culturais e sociais, ora somente para divertir, causar o riso.

Palavras-chave: Pragmática. Adão Iturrusgarai. Humor. Ironia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 PERcursos Linguísticos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

This work is licensed under a Creative Commons  Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). For more information about the license:https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/