PIADA EM SALA DE AULA É COISA SÉRIA: O POTENCIAL DOS TEXTOS CHISTOSOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Rosani Muniz Marlow

Resumo


Resumo: O artigo objetiva analisar o gênero discursivo piada, discorrendo sobre suas características sócio-discursivas e histórico-culturais e revelando seu potencial didático como instrumento de professores e professoras para o ensino da língua portuguesa. Para isso, a análise consulta documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e autores de estudos sobre gêneros discursivos e textos humorísticos, como: Bakhtin (1992), Mascuschi (2003), Koch (2003), Possenti (2001) e Lins (2014), além de evidenciar a discussão de que o ensino, inclusive da língua materna, deve preocupar-se com questões pedagógicas, como o interesse do alunado e a prática lúdica como forma de proporcionar ambientes favoráveis à aprendizagem significativa em sala de aula. Neste sentido, as piadas podem ser ferramentas para o ensino, dado o seu conteúdo irreverente e sua aceitação nos mais diversos públicos sociais. O corpus é composto de dez chistes de domínio público, com circulação oral ou na internet, e a análise apresenta possibilidades de se trabalhar com piadas sem a preocupação de direcioná-las para séries específicas da educação formal, mas especialmente com a intenção de que os docentes percebam o potencial das piadas para o ensino e levem a sério a sua inclusão na sala de aula.

Palavras-chave: Piada. Ensino. Sala de Aula. Língua Portuguesa.


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