COM OS QUADRINHOS NAS MÃOS: Humor e LIBRAS na Turma da Mônica ( Apresentado no III Simpósio Nacional sobre Linguagem Humorística )

Autores

  • Rozilda Almeida N Magalhães Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lucas Santos Campos

Resumo

 

 

RESUMO: Desde que a Declaração de Salamanca foi apresentada ao mundo, no ano de 1994, orientando sobre os “Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais” que, no Brasil, a introdução da palavra “inclusão” vem ganhando ação e visibilidade. Com isso, muita atitude de exclusão  frente às pessoas com deficiência e/ou diferença na forma de aprender, emanada da sociedade tem sido modificada. Na seara linguística, encontra-se a contribuição do escritor e desenhista Maurício de Souza, que reestruturou sua produção editorial, apresentando à bancada  leitora  um episódio da  “Turma da Mônica” na língua de sinais. Diante a esta explanação, além de Souza, a pesquisa tem na revisão bibliográfica um  suporte teórico  a partir da Linguística Funcionalista , do Sociointeracionismo e,  de  estudiosos que se debruçaram a desvendar a  educação dos sujeitos surdos , as histórias em quadrinhos e os fenômenos das línguas. Adianta-se que as articulações linguísticas e humorísticas  impregnadas na edição “Humberto em  Aprendendo a Falar com as Mãos”  (nº. 239, 2006),  que serviu de base para a realização da pesquisa , tende a dar visibilidade e humor,  em contextos dialógicos , à língua visual motora do sujeito surdo. Ademais, Maurício de Souza demonstra que o gênero textual  “histórias em quadrinhos” pode ser contributivo e impulsionador da derrubada de preconceitos linguísticos , condição necessária à construção da sociedade inclusiva.

Palavras- chave:  LIBRAS. Humor. Turma da Mônica.

ABSTRACT: Since the Declaration of Salamanca was presented to the world in 1994, guiding the "Principles, Policies and Practices in the Area of Special Educational Needs", that in Brazil the introduction of the word "inclusion" has been gaining in action and visibility. With this, a lot of attitude of exclusion towards people with disabilities and / or difference in the way of learning emanated from society has been modified. In the linguistic area, there is the contribution of the writer and designer Maurício de Souza, who restructured his editorial production, presenting to the reader's stand an episode of "Turma da Mônica" in sign language. In view of this explanation, in addition to Souza, the research has in the bibliographic review a theoretical support from the Functionalist Linguistics, Sociointeracionismo and, from scholars who have worked to uncover the education of deaf subjects, comics and language phenomena . It is anticipated that the linguistic and humorous articulations impregnated in the edition "Humberto in Learning to Speak to the Hands" (nº 239, 2006), which served as the base for the realization of the research, tends to give visibility and humor, in dialogic contexts , To the visual motor language of the deaf subject. In addition, Maurício de Souza demonstrates that the textual genre "comics" can be contributory and driving the overthrow of linguistic prejudices, a necessary condition for the construction of an inclusive society.

Keywords: LIBRAS. Humor. Group of the Mônica.


[1] Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagem. PPGCEL/UESB/Vitória da Conquista/BRASIL - BA.rozildamagalhaes@yahoo.com.br

[2] Professor Dr. do PPGCEL/UESB/ Vitória da Conquista – BA/BRASIL. camposacademico@gmail.com

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozilda Almeida N Magalhães, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

REFERENCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Lei 10.436/02. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Brasília: MEC, 2005. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2008.

BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. Orgs. DIONÍZIO, Angela Paiva; Trad. HOFFNAGEL, Judith Chambliss.2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GOLDFELD, M. A criança surda. São Paulo: Pexus, 1997.

CUNHA, Angélica Furtado da. Funcionalismo. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo (org.). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2010.

KARNOPP, L. B.; SILVEIRA, Carolina Hessel. Humor na literatura surda. Educar em Revista (Impresso), p. 93-109, 2014.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

MORGADO, Marta. Literatura das línguas gestuais. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2011.

SOUSA, Maurício de. Humberto em  Aprendendo a Falar com as Mãos. Edição de nº 239. Ed. Maurício de Sousa. São Paulo,2006,

NOGUEIRA, Carolina de Matos. A história da deficiência: tecendo a história da assistência a criança deficiente no Brasil. Disponível em https://pt.scribd.com. Consultado em 27/09/2016.

PADDEN, C., & Humphries, T. Deaf in America: Voices form a culture. London: Harvard University Press.1988.

PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Editora Ática, 1992.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Política Linguística: do que é que se trata, afinal? In: NICOLAIDES, Christine, et al. (Org.) Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. p.19- 42.

STROBEL, Karin Lílian. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. Tese de doutorado (Educação). Santa Catarina: UFSC, 2006. ___. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus: Universidade Federal doAmazonas. 2002

SKLIAR, Carlos. Uma Perspectiva Sócio-Histórica sobre a Psicologia e a Educação dos Surdos. In: SKLIAR, Carlos (org.). Educação & Exclusão: Abordagens SócioAntoprológicas em Educação Especial. Porto Alegre: Mediação, 1997. p.105-153.

VYGOTSKY LS. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf.

Downloads

Publicado

10-09-2017

Como Citar

MAGALHÃES, Rozilda Almeida N; SANTOS CAMPOS, Lucas. COM OS QUADRINHOS NAS MÃOS: Humor e LIBRAS na Turma da Mônica ( Apresentado no III Simpósio Nacional sobre Linguagem Humorística ). PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 218–240, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15823. Acesso em: 19 mar. 2024.