TRANSFORMAÇÕES DISCURSIVAS NO CONTEXTO DIGITAL: ANÁLISE MULTISSEMIÓTICA DO GÊNERO MEME

Autores

  • Rafael Seixas de Amoêdo Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Neiva Maria Machado Soares Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Resumo

A linguagem é uma entidade viva, presente em todas as situações e manifesta-se de modos particulares em cada contexto, sofrendo a influência de fatores socioculturais e ideológicos intrinsecamente. O discurso, inicialmente, considerado apenas na modalidade escrita ou oral passou a ser investigado sob a ótica dos demais recursos semióticos, ou seja, textos multimodais. Este artigo cotejando um diálogo entre a Teoria Semiótica Social da Multimodalidade (1996) e Análise de Discurso Crítica faircloughiana (2001 [1992]) apresenta uma análise multimodal-discursiva do gênero meme, considerado como replicador de informações ou uma imagem que se espalha na Internet até “viralizar”. Selecionaram-se três memes inseridos no contexto da morte da onça Juma (junho/2016), Manaus (AM) num evento Pré-Olímpico. Toma-se destas teorias as categorias analíticas, por meio das quais se revelou que os memes consubstanciaram uma resposta negativa ao evento da morte do animal, as cores empregadas e a manipulação imagética dos textos são fatores importantes para sinalizar a orientação discursiva do produtor em tecer críticas ao fato. Assim, o gênero constitui-se como uma prática social regular e democrática nos contextos digitais, desvelando práticas e proporcionando diálogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Seixas de Amoêdo, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Graduando em Letras na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Membro do Grupo de Pesquisas SDISCON- Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na Contemporaneidade. Bolsista Iniciação Científica- FAPEAM.

Neiva Maria Machado Soares, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Dra. em Linguística Aplicada (UnB)

Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Líder do Grupo de Pesquisas SDISCON- Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na contemporaneidade; Professora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH- UEA).

Downloads

Publicado

15-07-2018

Como Citar

DE AMOÊDO, Rafael Seixas; MACHADO SOARES, Neiva Maria. TRANSFORMAÇÕES DISCURSIVAS NO CONTEXTO DIGITAL: ANÁLISE MULTISSEMIÓTICA DO GÊNERO MEME. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 130–152, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/19130. Acesso em: 19 abr. 2024.