Espelho, espelho meu: concepções de linguagem e ensino de gramática/análise linguística no ensino médio

Autores

  • Maria Dolores Martins de Araújo Universidade Federal de Goiás
  • Sinval Martins de Sousa Filho Universidade Federal de Goiás
  • Lucielena Mendonça de Lima Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo analisa as concepções de linguagem que norteiam a prática de professores do Ensino Médio, sobretudo no que se refere ao ensino de gramática/análise linguística. Para tanto, tem-se como aparato teórico-analítico as contribuições de Geraldi (1996; 1997; 2003), Travaglia (2002), Franchi (2006), Bezerra e Reinaldo (2013), Faraco e Castro (1999) no que se refere as concepções de linguagem, o ensino de gramática e a prática de análise linguística, em interface com as elucidações bakhtinianas (BAKHTIN, 1992; 2012). Desse modo, uma pesquisa de abordagem qualitativo-interpretativista foi conduzida. Os dados foram gerados a partir de questionário (perfil), narrativas e da realização de entrevistas semiestruturada com quatro docentes de uma escola pública do Ensino Médio de uma cidade do interior de Goiás. Diante das análises, pode-se perceber que os professores ainda têm arraigadas concepções de linguagem como expressão do pensamento e instrumento de comunicação, o que reflete em uma prática de ensino de caráter monológico, assentado no aprendizado das regras da gramática normativa e pautado, preponderantemente, em atividades metalinguísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Dolores Martins de Araújo, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (2012/2015). Mestra em Letras e Linguística (2016/2017), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Aluna do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás

Sinval Martins de Sousa Filho, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutor em Psicolinguística (UnB), Mestre e Doutor em Letras e Linguística (UFG/Unicamp). Professor Associado (DE) na Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás.

Lucielena Mendonça de Lima, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutora em Linguística Aplicada sobre ensino de Português como Língua Estrangeira pela Universidade de Brasília. Doutora em Filologia Hispânica pela Universidad de Oviedo (Espanha), título revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Titular da área de espanhol da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

15-07-2018

Como Citar

ARAÚJO, Maria Dolores Martins de; SOUSA FILHO, Sinval Martins de; LIMA, Lucielena Mendonça de. Espelho, espelho meu: concepções de linguagem e ensino de gramática/análise linguística no ensino médio. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 272–291, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/19217. Acesso em: 28 mar. 2024.