O Ingresso Do Aluno Da Educação De Jovens E Adultos: Uma Análise Bakhtiniana

Autores

  • Alessandra Avila Martins FURG
  • Cíntia da Silva Rodrigues Graduada em Letras Português/Francês e Letras Português/Espanhol, Especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, Graduanda em Pedagogia

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que nasceu a partir da necessidade de oferecer uma oportunidade para pessoas que não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na modalidade regular. Surge como uma ação de estímulo aos jovens e adultos, proporcionando seu regresso à sala de aula. Porém, em nosso país o perfil de aluno de EJA foi construído com valores negativos, já que se reveste de vozes sociais, as quais afirmam com frequência que o aluno dessa modalidade de ensino é “atrasado”, com dificuldades de aprendizagem e sem perspectivas de prosseguir com os estudos. A partir dessa voz, o presente artigo tem por objetivo analisar as vozes sociais/discursivas que estão em diálogo com a voz que imprime um tom negativo à modalidade em questão. Para tanto, foram analisadas as vozes que emergem no entorno do ingresso na EJA de uma escola da rede privada de ensino na cidade de Rio Grande/RS, sob a perspectiva dialógica de Mikhail Bakhtin e Círculo. A pesquisa revelou uma supervalorização dos estudos por parte dos sujeitos pesquisados, os quais têm o Ensino Superior como meta.

Palavras-chave: EJA. Dialogismo. Vozes Sociais Discursivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2018

Como Citar

MARTINS, Alessandra Avila; DA SILVA RODRIGUES, Cíntia. O Ingresso Do Aluno Da Educação De Jovens E Adultos: Uma Análise Bakhtiniana. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 138–151, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/20254. Acesso em: 19 abr. 2024.