Imagem, Sala De Aula E Leitura: Diálogos E Descobertas Possíveis

Autores

  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras/Departamento de Estudos da Linguagem
  • Marco Antonio Villarta-Neder

Resumo

Os desafios do trabalho com linguagens em sala de aula atendem a uma dupla face: de um lado, o conhecimento sobre as linguagens, sua natureza sígnica e suas condições de produção, circulação e recepção. De outro lado, uma reflexão sobre as concepções que embasam as teorias utilizadas, tanto sobre as linguagens, quanto sobre os aspectos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Assentar um trabalho em uma perspectiva interacional, na qual há sujeitos que se (re)constroem constantemente na interação, implica uma linha de trabalho compatível. O objetivo deste artigo é  discutir noções e possibilidades de um diálogo do trabalho com a leitura em sala de aula com a análise de textos não-verbais de imagens em movimento (filmes), sob a ótica das reflexões sobre filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. Para isso, utilizamos o filme Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça teatral de Dias Gomes. Pretendemos, a partir da noção bakhtiniana de diálogo e de conceitos de teorias sobre cinema e imagem, trazer alguns aspectos relevantes para a análise, dentro dessa perspectiva interacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2018

Como Citar

FERREIRA, Helena Maria; VILLARTA-NEDER, Marco Antonio. Imagem, Sala De Aula E Leitura: Diálogos E Descobertas Possíveis. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 107–123, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/20367. Acesso em: 19 abr. 2024.