Língua E Linguagem Para Saussure: Um Percurso De Elaboração Dos Conceitos No 1º, 2º E 3º Curso

Autores

  • Stella Ferreira Menezes Instituto Federal Goiano
  • Márcia Aparecida Silva Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O presente artigo apresenta a trajetória de formulação conceitual feita por Ferdinand Saussure acerca dos termos língua (langue) e linguagem (langage), visto que a elaboração de tais termos não se encontra apenas no Curso de Linguística Geral, publicado em 1916, editado e elaborado por Sechehaye e Bally, cuja autoria é atribuída a Ferdinand de Saussure, mas sim em toda uma gama de manuscritos deixados pelo próprio Saussure e por alguns alunos que frequentaram os cursos por ele ministrados. Portanto, este artigo se propõe a analisar os três cadernos de três cursos ministrados por Saussure (caderno do primeiro, segundo e terceiro curso) em que foi feita uma compilação das anotações dos alunos Albert Riedlinger, Charles Patois, Emile Constantin que frequentaram as aulas. O objetivo deste estudo é analisar como se deu a construção dos conceitos língua e linguagem na teoria saussuriana durante os três cursos ministrados por Saussure, e para isso foi identificado as aparições dos termos língua e linguagem em cada um dos cursos analisados por meio dos cadernos de anotações dos alunos e comparados com o que o CLG apresenta como conceitualização final para os dois termos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stella Ferreira Menezes, Instituto Federal Goiano

Formação acadêmica: Mestrado em Estudos Linguísticos

Instituição em que trabalha: Instituto Federal Goiano

Márcia Aparecida Silva, Universidade Estadual de Goiás

Formação acadêmica: Doutorado em Estudos Linguísticos

Instituição em que trabalha: Universidade Estadual de Goiás

Downloads

Publicado

23-12-2018

Como Citar

MENEZES, Stella Ferreira; SILVA, Márcia Aparecida. Língua E Linguagem Para Saussure: Um Percurso De Elaboração Dos Conceitos No 1º, 2º E 3º Curso. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 64–74, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/21530. Acesso em: 28 mar. 2024.