Entendendo o Qualis: um estudo sobre a avaliação dos periódicos científicos brasileiros

27-07-2012

A comunicação feita por meio dos periódicos científicos contribui significativamente no desenvolvimento da ciência, sendo estes considerados os veículos de comunicação que auxiliam com maior rapidez na aquisição de novos conhecimentos e novas formas de pesquisa.

Os periódicos científicos são responsáveis também por contribuírem com informações acerca dos rumos da ciência propriamente dita, tornando os trabalhos publicados tangíveis e abertos à discussão da comunidade científica.

A ideia de que um conhecimento científico só adquire valor a partir do momento em que é difundido na comunidade e de que é necessário publicar as descobertas das pesquisas, a fim de se obter reconhecimento e registro de autoria, tem resultado no crescimento elevado da quantidade de publicações científicas.

Dessa forma, a avaliação das publicações científicas – em especial dos periódicos –  torna-se então parte integrante do processo de construção do conhecimento científico.

No Brasil a avaliação dos periódicos é realizada pela CAPES por meio do Qualis que tem, dentre outras finalidades, indicar os veículos de maior relevância para cada área do conhecimento, tanto para os pesquisadores como para agências financiadoras e órgãos científicos.

O objetivo desta dissertação é entender o funcionamento do Qualis e como os seus critérios se fazem presente na rotina editorial dos periódicos científicos. Para tanto o trabalho aborda a área de Educação tanto na análise quanto no desenvolvimento da parte empírica da pesquisa, que engloba o desenvolvimento de um estudo etnográfico num período de sete meses e de entrevistas com quatro outros editores de periódicos científicos.

Observou-se neste estudo a contextualização do termo qualidade para a CAPES, para os editores e para as atividades que constituem a própria rotina editorial.

O estudo procura proporcionar um entendimento micro da visão do Qualis, a fim de auxiliar numa análise macro em torno da  preocupação com a qualidade dos periódicos nas mais diversas áreas  do conhecimento.

Com base  na pesquisa foi possível observar que, embora o Qualis e a questão da qualidade sejam preocupações que permeiam todo o trabalho editorial dos periódicos científicos, as atividades relacionadas à avaliação feita pela CAPES situam-se internalizadas neste processo.

Neste sentido, o Qualis se apresenta como um importante indicador científico e também como uma política que auxilia a criar a ideia de qualidade dos periódicos científicos, pois  condiciona  a forma como as publicações atuam e funcionam.

 

Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Política Científica e Tecnológica/UNICAMP (maio de 2012).

Autora: Mônica Frigeri

Orientador: Prof. Dr. Marko Synésio Alves Monteiro

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