O COTIDIANO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE NA REVISTA VEJA BH: A CLASSE MÉDIA ALTA, A CIDADE PODEROSA E OS DILEMAS DO PLANEJADO VERSUS O VIVIDO

Autores

  • Juliana Teixeira
  • Alexandre de Pádua Carrieri
  • Tereza Cristina Peixoto

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.10535.7-40.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o discurso de reportagens de capa da revista Veja BH para compreender qual cotidiano da cidade de Belo Horizonte/MG a revista evidencia e como a cidade é discursivamente apresentada. Como aporte teórico, utilizamos a perspectiva do cotidiano de Certeau (1998). Este trabalho contribui para reflexões sobre o registro do cotidiano da cidade por meio de uma escrita midiática a respeito da forma pela qual a história e a mídia retratam eventos, sujeitos e formas de viver. Os resultados da análise do discurso de corrente francesa demonstram que o cotidiano evidenciado é o da classe média alta belo-horizontina, suas formas de lazer, suas práticas culturais e gastronômicas e os problemas que a atingem. Tal cotidiano envolve grandes números, estatísticas, valores e sucesso. Além disso, a revista se posiciona a favor do que seria a cidade planejada diante da cidade vivida e silencia problemas que possam ser considerados detritos da gestão das cidades, construindo a personagem de uma BH poderosa e em crescimento. Ideologicamente, constrói a BH que atende aos interesses do homem branco, construindo, para as mulheres, personagens atreladas à sexualidade ou ao ambiente doméstico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Teixeira

Doutora em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); e Pesquisadora do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS).

Alexandre de Pádua Carrieri

Professor titular do Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Doutor pela UFMG; e Líder do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS).

Tereza Cristina Peixoto

Doutoranda e mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professora do Centro Universitário UNA.

 

Downloads

Publicado

11-12-2015

Como Citar

Teixeira, J., Carrieri, A. de P., & Peixoto, T. C. (2015). O COTIDIANO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE NA REVISTA VEJA BH: A CLASSE MÉDIA ALTA, A CIDADE PODEROSA E OS DILEMAS DO PLANEJADO VERSUS O VIVIDO. Revista Gestão & Conexões, 4(2), 7–40. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.10535.7-40.

Edição

Seção

Artigos