POP-MANAGEMENT: SORTE OU REVÉS? ANÁLISE DAS LIÇÕES DE AUTOAJUDA NA ORIENTAÇÃO DE GESTORES E EXECUTIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.11507.67-89.

Resumo

A literatura pop-management tem se firmado como ferramenta de solução de problemas, orientando a atuação de gestores e executivos para além da vida pessoal, estendendo-se à sua atuação no mundo dos negócios. Com o objetivo de identificar os argumentos utilizados na literatura pop-management para orientar o desenvolvimento de executivos e gestores, analisamos as lições contidas no livro A boa sorte, de Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes (2004), que promete transformar a vida de seus leitores, mostrando que nada acontece por acaso, mas, sim, que cabe a cada pessoa criar condições para que a boa sorte aconteça na vida. Quanto aos procedimentos técnicos, empregamos a análise argumentativa. Como resultados, por meio dos elementos utilizados na análise argumentativa, apontamos duas categorias analíticas dos argumentos: (1) gestão de si; e (2) empoderamento. Defende-se que o indivíduo é responsável pelo próprio destino, buscando persuadir o público de que a solução dos problemas está ao alcance de todas as pessoas, ou pelo menos daquelas que seguirem o passo a passo indicado nas dez lições do livro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Paula Ferraz Calfat Duarte, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

MESTRANDA EM ADMINISTRAÇAO DE EMPRESAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

PROFESSORA ADJUNTA II

Downloads

Publicado

21-09-2016

Como Citar

Calfat Duarte, M. P. F., & de Oliveira Medeiros, C. R. (2016). POP-MANAGEMENT: SORTE OU REVÉS? ANÁLISE DAS LIÇÕES DE AUTOAJUDA NA ORIENTAÇÃO DE GESTORES E EXECUTIVOS. Revista Gestão & Conexões, 5(1), 67–89. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.11507.67-89.

Edição

Seção

Artigos