ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ESTRESSE EM FORMANDOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Elaine Aparecida Regiani de Campos Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
  • Marcos Roberto Kuhl Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro
  • Sandra Mara de Andrade Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro
  • Silvio Roberto Stefano Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.12066.121-140.

Resumo

Este estudo avalia os níveis de estresse em alunos no último ano de graduação nos cursos de Administração e de Ciências Contábeis de uma universidade pública no estado do Paraná. A amostra compreendeu 107 alunos dos 2 cursos, sendo 56 homens e 51 mulheres. Foi utilizado o Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos (ISSL), de Lipp (2000 b). O teste qui-quadrado (p > 0,05) indicou que a amostra é representativa por gênero. Foram extraídos as médias e o desvio padrão e também foram utilizados o teste t e a análise de variância (ANOVA) para verificação de diferenças entre os grupos. Os resultados apontam que 40,4% das mulheres estão na fase sem estresse, 34,6% estão na fase resistência e 25,0% estão na fase de exaustão. Já entre os homens esses percentuais foram diferentes, 29,1% estão na fase sem estresse, 54,5% estão na fase de resistência e 16,4% estão na fase de exaustão. Em geral, 70,9% dos homens encontram-se nas fases de resistência e exaustão, ao passo que 59,6% das mulheres se encontram nas fases de resistência e exaustão. O estudo concluiu que os homens apresentaram maiores níveis de estresse e sugere a aplicação de técnicas de mindfulness junto com as práticas pedagógicas que a universidade adota.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Aparecida Regiani de Campos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Mestre em Engenharia de Produção – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Marcos Roberto Kuhl, Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro

Pós-Doutor em Ciências Contábeis pela UFPR. Possui Doutorado em Administração pela UFPR, Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO e Docente do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO –

Sandra Mara de Andrade, Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro

Doutora em Administração pelo PPGA/FEA – SP e Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Silvio Roberto Stefano, Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro

Pós-Doutor em Administração pela Univali. Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008), Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO e coordenador do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

21-09-2016

Como Citar

de Campos, E. A. R., Kuhl, M. R., de Andrade, S. M., & Stefano, S. R. (2016). ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ESTRESSE EM FORMANDOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Revista Gestão & Conexões, 5(1), 121–140. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.12066.121-140.

Edição

Seção

Artigos