REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA EM BELO HORIZONTE

Autores

  • André Felipe Vieira Colares Universidade Federal de Ouro Preto
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.12087.19-37.

Resumo

Teorizar sobre cultura sempre pode levar-nos a generalizações descabidas, daí a necessidade de refletir sobre culturas – no plural. Assim, este artigo indica como o conceito de “cultura” é homogeneizado a tal ponto que se considera um único tipo dele representativo do todo. Em busca de um melhor entendimento acerca desses processos, esta é uma pesquisa qualitativa que utiliza a análise do discurso (AD) de material midiático em redes sociais para analisar a construção da representação social de “cultura” a partir de dois objetos: o Circuito Cultural Praça da Liberdade e o Espaço Comum Luiz Estrela, ambos em Belo Horizonte - MG. Observa-se uma tendência de qualificar o Circuito Cultural Praça da Liberdade como um espaço “oficial” e nobre, enquanto outros espaços culturais tendem a ser marginalizados. No entanto, a iniciativa popular emerge como uma possibilidade de novas representações da cultura, contrapondo sua representação hegemônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Felipe Vieira Colares, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de Administração na Universidade Federal de Ouro Preto.

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

21-09-2016

Como Citar

Colares, A. F. V., & Saraiva, L. A. S. (2016). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA EM BELO HORIZONTE. Revista Gestão & Conexões, 5(1), 19–37. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.12087.19-37.

Edição

Seção

Artigos