“Por Trás dos Muros...”: Representações Sociais de Gênero de Agentes de Segurança Penitenciária

Autores

  • Lorrana Laila Silva de Almeida Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.2.14497.101-133.

Resumo

A presença da mulher no setor de segurança pública e, mais especificamente, na profissão de agente penitenciária ainda encontra algumas barreiras, apresentando questionamentos quanto à sua atuação. Assim, com base no contexto acima descrito, este trabalho tem por objetivo analisar como se configuram as representações sociais de gênero entre agentes penitenciários em um presídio localizado em uma cidade na região do Triângulo Mineiro. Para tanto, foram realizadas, a partir da abordagem qualitativa de investigação, seis entrevistas com mulheres que atuam na profissão de agente penitenciária e seis entrevistas com agentes penitenciários do sexo masculino do mesmo sistema prisional. Por se tratar de uma pesquisa sobre um tipo de organização pouco conhecido, sua importância científica e social justifica-se por tornar possível o desvelamento das representações sociais de gênero, especificamente em um espaço pouco explorado, como é, neste caso, o trabalho em sistema prisional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorrana Laila Silva de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora substituta do curso de Administração da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós-Doutor em Sciences Humaines pela École des Sciences de la Gestion (ESQ) da Université du Québec à Montréal (UQAM). Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Mestre em Administração de Empresas (Área de Concentração: Organizações e Recursos Humanos) pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEP) e do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

21-06-2018

Como Citar

Silva de Almeida, L. L., Enoque, A. G., & Borges, A. F. (2018). “Por Trás dos Muros.”: Representações Sociais de Gênero de Agentes de Segurança Penitenciária. Revista Gestão & Conexões, 6(2), 101–133. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.2.14497.101-133.

Edição

Seção

Artigos