Implementação de Um Sistema de Informação Gerencial na Esfera Municipal: Relação entre Ergonomia Cognitiva e Estresse no Trabalho

Autores

  • Cecília de Castro Batista Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Michele Morais Oliveira Pereira Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Michelle Cristina Ferreira Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Francielih Dorneles Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Loreza Luiza Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.1.14718.16-36.

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar se a implementação de um sistema de informação de gestão e execução (SIGE) interfere na ergonomia cognitiva dos servidores da prefeitura de um município da região do Alto Paranaíba, Minas Gerais. Como embasamento teórico, abordou-se as discussões sobre sistema de informação, ergonomia cognitiva e estresse no trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e o método utilizado foi o estudo de caso.  Os dados foram coletados mediante observação participante, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com cinco servidores públicos. Na análise de conteúdo dos dados delinearam-se cinco categorias, a saber: "Processos de implementação", "Fatores restringentes e Facilitadores", "Acessibilidade e operacionalização", "Aspectos cognitivos" e "Estresse no trabalho". Os resultados indicaram dificuldades na implementação, operacionalização e efetividade do novo sistema de informação, que demanda aspectos cognitivos, como atenção e memória. Concluiu-se que o aumento do estresse no trabalho dos servidores públicos está relacionado ao descompasso entre eles e o SIGE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília de Castro Batista, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduada em Administração (UFV)

Michele Morais Oliveira Pereira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora no Instituto de Ciências Humanas e Sociais – UFV/CRP. Mestre em Economia Doméstica (UFV). Graduada em Administração (UFV/CRP) e Economia Doméstica (UFV).

Michelle Cristina Ferreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestranda em Economia Doméstica (UFV). Bacharela em Administração (UFV).

Francielih Dorneles Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Administração (UFU). Graduada em Administração (UFV/CRP)

Loreza Luiza Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduanda em Administração (UFU)

Downloads

Publicado

24-10-2018

Como Citar

Batista, C. de C., Pereira, M. M. O., Ferreira, M. C., Silva, F. D., & Ribeiro, L. L. (2018). Implementação de Um Sistema de Informação Gerencial na Esfera Municipal: Relação entre Ergonomia Cognitiva e Estresse no Trabalho. Revista Gestão & Conexões, 7(1), 16–36. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.1.14718.16-36.

Edição

Seção

Artigos