GESTÃO DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS COM BASE NA IDENTIDADE TERRITORIAL

Autores

  • Fabiana Pimentel Santos Escola de Administração, NPGA, UFBA
  • Eduardo Paes Barreto Davel Escola de Administração, NPGA, UFBA

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.2.17522.7-42.

Resumo

Equipamentos culturais (teatros, cinemas, bibliotecas, galerias, centros culturais, salas de concerto, museus etc.) exercem um relevante papel social, econômico e cultural nos territórios criativos. Todavia, a gestão dessas organizações representa muitos desafios territoriais e identitários para seus gestores. O objetivo deste artigo é formular, discutir e propor estratégias de gestão que considerem plenamente o território e suas originalidades identitárias. A metodologia de pesquisa baseia-se em uma pesquisa-ação realizada com um grupo de gestores de 11 equipamentos culturais da cidade de Salvador, Bahia. As estratégias envolvem princípios, procedimentos e práticas que integram a identidade territorial à atividade regular de gestão de equipamentos culturais. A integração ocorre a partir do alinhamento da cultura, imagem e visão da organização dentro de uma preocupação territorial. A adoção destas estratégias pretende potencializar ganhos organizacionais, interorganizacionais e territoriais. A vocação primeira dessa pesquisa é profissional, pautada pela sua relevância sócio-prática junto a gestores e formuladores de políticas públicas.

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Biografia do Autor

Eduardo Paes Barreto Davel, Escola de Administração, NPGA, UFBA

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Ph.D. em management pela École des Hautes études commerciales de Montréal. Doutorado sanduíche na Graduate Faculty of Political and Social Science (New School for Social Research, New York). Pesquisas interdisciplinares no campo da Administração e da Análise organizacional enfocando temáticas como aprendizagem, criatividade empreendedorismo, gerência, sociomaterialidade, prática, carreiras, cultura e emoção. Experiência de pesquisa em setores intensivos em simbolismo, criatividade e emoção, como as indústrias criativas, organizações artesanais e familiares.

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Publicado

28-11-2018

Como Citar

Santos, F. P., & Davel, E. P. B. (2018). GESTÃO DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS COM BASE NA IDENTIDADE TERRITORIAL. Revista Gestão & Conexões, 7(2), 7–42. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.2.17522.7-42.

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