FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Autores

  • Eliza Rezende Pinto Narciso Universidade Federal de Lavras
  • Cléria Lourenço Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.2.20335.62-82.

Resumo

A formação pedagógica para a docência no ensino superior é frequentemente tratada como papel dos programas de pós-graduação stricto sensoe também como fator constantemente negligenciado por esses cursos em detrimento da atividade de pesquisa. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo compreender como se dá o processo de formação para a docência no ensino superior nos programas de pós-graduação em administração. Por meio da pesquisa qualitativa, foram realizados grupos focais em duas universidades federais que possuem em seu escopo Programas de Pós-graduação em administração que oferecem, simultaneamente, cursos de Mestrado e Doutorado em administração, consolidados e reconhecidos pela CAPES. Participaram da pesquisa 27 pós-graduandos. A técnica de análise dos dados foi a análise de conteúdo. Como parte dos resultados, pode-se concluir que, os programas de pós-graduação em administração estudados são ambientes precários no que diz respeito à formação para a docência e que os processos de formação não contemplam a formação pedagógica, tornando a experiência com a docência, uma experiência precária. 

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Publicado

18-06-2018

Como Citar

Narciso, E. R. P., & Lourenço, C. (2018). FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS. Revista Gestão & Conexões, 5(2), 62–82. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.2.20335.62-82.

Edição

Seção

Artigos