Estratégias de Responsabilidade Social Corporativa e a Confiança Percebida

Autores

  • Walter Souto de Sousa Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.8.1.21799.43-63.

Resumo

Objetivou-se identificar as dimensões da Responsabilidade Social Corporativa que estão associadas à confiança dos stakeholders em empresas socialmente responsáveis. Foram identificadas quatro dimensões da RSC e uma da confiança, que são mensuradas por meio de variáveis sob a forma de afirmações, sendo a base para o questionário desta investigação. Foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, com dados primários e corte transversal. Com o questionário aplicado, foram identificados 210 respondentes que afirmaram conhecer alguma empresa com ações voltadas a RSC. Os resultados apontaram para uma concordância perante a percepção de valorização das ações de RSC e uma concordância menos expressiva quanto à percepção de confiança. Também foi identificada uma relação direta das Dimensões Social e Governo, e inversa da Dimensão Cliente com a variabilidade da percepção de confiança dos stakeholders em empresas socialmente responsáveis, atribuindo assim à identificação da existência de uma interferência da RSC na percepção de confiança.

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Biografia do Autor

Walter Souto de Sousa, Fucape Business School

Mestre em Administração

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

de Sousa, W. S. (2018). Estratégias de Responsabilidade Social Corporativa e a Confiança Percebida. Revista Gestão & Conexões, 8(1), 43–63. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.8.1.21799.43-63.

Edição

Seção

Artigos