Histórias, Memórias e Futebol Amador: Reflexões e Possibilidades nos Estudos Organizacionais

Autores

  • Gabriel Farias Alves Correia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23013.08-24

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre as possibilidades de estudo do futebol amador no âmbito da Administração. Para tanto, realizamos uma revisão da literatura sobre o pós-estruturalismo, a história e a memória e o futebol amador. Inicialmente, discutimos a fuga da instrumentalização da individualidade e do conhecimento, destacando a contradição e a realidade diversa. Na sequência, refletimos sobre o estudo da história e da memória e as possibilidades de novos olhares sobre saberes e práticas. Ademais, partimos da consideração do futebol amador como produto da cultura popular, repleto de possibilidades, reinvenções e improvisações. Por fim, essas bases permitiram a reflexão sobre as diversas possibilidades no distanciamento da realidade determinada, rompendo com a instrumentalidade do conhecimento, com a objetividade e o binarismo do que deve ser considerado como futebol, caminhando para um olhar que valoriza as fragmentações, rupturas, fissuras e múltiplas possibilidades de representação do real e de exercício da modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Farias Alves Correia, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrando em Adminstração (CEPEAD/UFMG) e membro do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor titular da Face (UFMG) e coordenador do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade.

Downloads

Publicado

03-06-2019

Como Citar

Correia, G. F. A., & Carrieri, A. de P. (2019). Histórias, Memórias e Futebol Amador: Reflexões e Possibilidades nos Estudos Organizacionais. Revista Gestão & Conexões, 8(2), 08–24. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23013.08-24

Edição

Seção

Artigos