Carreira Sem Fronteiras e Carreira Proteana: O Papel das Atitudes de Maturidade na Carreira de Estudantes Universitários

Autores

  • Marcelo Aparecido Alvarenga Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Alessandra Demite Gonçalves de Freitas Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Flávio Santino Bizarrias Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Priscila Rezende da Costa Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23031.118-139

Resumo

Considerando as exigências por qualificação profissional, atribuindo ao próprio indivíduo a responsabilidade pelo gerenciamento da sua carreira, neste estudo buscou-se compreender de que forma as suas atitudes de maturidade de carreira se associam às concepções contemporâneas de carreira sem fronteiras e de carreira proteana. Para tanto, foi realizado um survey com estudantes universitários de duas universidades privadas, localizadas nas cidades de São Paulo, SP, e Salvador, BA. Os dados foram analisados estatisticamente por meio de testes multivariados, utilizando-se o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 15.0, e da análise fatorial confirmatória (AFC) com modelagem de equações estruturais (MEE) por meio do uso do software Smart PLS 2.0 M3. Os resultados destacaram que quanto mais o indivíduo amadurece em relação à sua carreira, apresentando atitudes de planejamento e de exploração de carreira, mais atitudes relacionadas às concepções de carreira proteana e de carreira sem fronteiras poderão ser adotadas por ele. Além da contribuição teórica para maior elucidação dos conceitos contemporâneos de carreira proteana e de carreira sem fronteiras, este estudo favoreceu o desenvolvimento de programas de orientação de carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Aparecido Alvarenga, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Marcelo Aparecido Alvarenga, Doutor e Mestre em Administração (Uninove), Especialização em Administração de RH (Faap) e Docência para o Ensino Superior (Uninove), Graduação em Psicologia (Unip). Professor de Ensino superior na UNINOVE.

Alessandra Demite Gonçalves de Freitas, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora e Mestre em Administração (Uninove), especialista em Recursos Humanos na Gestão de Negócios e formada em Psicologia (ambos na Universidade São Judas Tadeu). Professora de Ensino Superior na Universidade Nove de Julho - UNINOVE nos cursos de graduação e, Administração, Tecnólogos e Psicologia e pós-graduação lato-sensu.

Flávio Santino Bizarrias, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor e Mestre em Administração (Uninove, 2017 e 2014) , Especialização em Marketing e Marketing de Serviços (ESPM-SP em 2004), graduação em Administração (Mackenzie, em 2000). Professor de ensino superior na UNINOVE.

Priscila Rezende da Costa, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora em Administração. Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho.
Professora e Diretora do PPGA-UNINOVE

Downloads

Publicado

03-06-2019

Como Citar

Alvarenga, M. A., Freitas, A. D. G. de, Bizarrias, F. S., & Costa, P. R. da. (2019). Carreira Sem Fronteiras e Carreira Proteana: O Papel das Atitudes de Maturidade na Carreira de Estudantes Universitários. Revista Gestão & Conexões, 8(2), 118–139. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23031.118-139

Edição

Seção

Artigos