Estilos de Liderança de Professores Universitários: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Pública

Sara Alves Rodrigues, Mary Dayane Souza Silva, Francisca Rozângela Lopes de Sousa, Cinthia Moura Frade

Resumo


A presente pesquisa objetivou identificar os estilos de liderança dos professores de uma instituição de ensino superior, localizada na cidade de Patos, na Paraíba. Para este estudo utilizou-se a abordagem quantitativa a partir do método dedutivo. A coleta dos dados ocorreu por meio do questionário Multifactor Leadership Questionnaire - 5x (MLQ), proposto por Bass (1985), e a análise a partir de estatísticas descritas básicas. Foram pesquisados 30 docentes de uma amostra total de 58, distribuídos em quatro cursos. Verificou-se que todos os estilos de liderança estudados são adotados pelos professores. No entanto, há um predomínio dos estilos transformacional (M= 4,15) e transacional (M=3,84), os quais apresentaram variação conforme a situação atribuída. Compreende-se, portanto, que existe demonstração de interesse dos professores em questões de liderança, no intuito de obter o melhor ambiente de trabalho e a máxima eficiência e eficácia dos seus alunos.


Palavras-chave


liderança; ensino superior; docentes

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23242.84-104

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) do PPGADM/UFES
Vitória-ES
eISSN: 2317-5087
Digital Object Identifier (DOI): 10.13071

gestao.conexoes@gmail.com