Impacto dos Sistemas de Recompensas na Motivação Organizacional: Revisão Sistemática pelo Método PRISMA

Autores

  • Revenli Fernanda do Nascimento Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Ponta Grossa
  • Maria Helene Giovanetti Canteri Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Ponta Grossa
  • João Luiz Kovaleski Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23541.44-58

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão sistemática sobre a influência dos sistemas de recompensas na motivação organizacional. Para tanto, foi utilizado o método PRISMA, sendo a pesquisa dividida em quatro fases: identificação, triagem, elegibilidade e inclusão. Foram consultados artigos nacionais e internacionais nas bases de dados Scielo, Science Direct e Scopus, publicados entre 2012 e 2016. Entre 317 artigos encontrados, 42 foram revisados de acordo com o escopo da pesquisa, dos quais 17 foram incluídos nesta revisão. A pesquisa realizada permitiu identificar a relação direta e positiva entre os sistemas de recompensas e a motivação no trabalho em 71% dos casos, que abrangeram diferentes âmbitos organizacionais: hotéis, empresa de dispositivos médicos, organizações do setor público, empresas do setor bancário e de turismo. Os dados permitiram verificar também que diferentes tipos de recompensas criam as condições para que os colaboradores se sintam motivados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Revenli Fernanda do Nascimento, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Ponta Grossa

Doutoranda em Engenharia de Produção - Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Ponta Grossa

Maria Helene Giovanetti Canteri, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Ponta Grossa

Doutora em Tecnologia de Alimentos. Professora e Pesquisadora do Programa de pós-graduação em Engenharia de Produção. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, PR, Brasil.

João Luiz Kovaleski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Ponta Grossa

Doutor em Instrumentação Industrial. Professor e Pesquisador do Programa de pós-graduação em Engenharia de Produção. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, PR, Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

03-06-2019

Como Citar

do Nascimento, R. F., Canteri, M. H. G., & Kovaleski, J. L. (2019). Impacto dos Sistemas de Recompensas na Motivação Organizacional: Revisão Sistemática pelo Método PRISMA. Revista Gestão & Conexões, 8(2), 44–58. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.23541.44-58

Edição

Seção

Artigos