Sobre Pessoas e Abelhas: teoria e prática no manuseio do conceito de cultura em contextos gerenciais

Autores

  • Luciano D'Ascenzi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul, IFRS)
  • Luciana Leite Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul, UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.1.1.4026.95-121.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2012.1.1.4026.95-121

Trata-se de uma abordagem comparativa entre os conceitos de cultura e cultura organizacional, cada qual originado na antropologia e na teoria geral da administração respectivamente. Esse diálogo explicita as diferenças teóricas e as particularidades, possibilidades e os limites de sua aplicação, frente a essas duas procedências, quando em situações práticas. Sugerimos complementar o enfoque funcionalista, presente nas análises e práticas administrativas, com outros elementos relacionais presentes nos contextos de ação das estruturas locais. Finalmente, sugerimos que tal arremate poder-se-ia dar, eficazmente, por meio da incorporação da produção teórica e metodológica em ciências sociais, que, com a pesquisa empírica, vem demonstrando a possibilidade de apreensão da dinâmica cultural junto aos mais diversos lócus de estudo. Nossa proposta configura, então, em esforço de colaboração entre as mais diversas áreas das ciências sociais aplicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano D'Ascenzi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul, IFRS)

Cientista social: itinerário transdisciplinar, entre economia e antropologia; desenvolve pesquisa aplicada nas seguintes áreas: análise de organizações, culturas em organizações sociais, mudança organizacional, inovação e políticas públicas; através da utilização de desenvolvimentos customizados do método etnográfico e/ou neoinstitucionalismo sociológico. Atua como professor de economia e de gestão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), após inflexão na carreira: experiência em funções de gerência e de direção em instituições privadas (finanças, vendas, marketing e gestão de pessoas), dos setores secundário e terciário da economia.

Luciana Leite Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul, UFRGS)

Professora adjunta do departamento de Sociologia da UFRGS. Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP, mestre em Sociologia pela UFRGS e bacharel em administração. Áreas de interesse: análise de políticas públicas e gestão pública.

Downloads

Publicado

15-04-2013

Como Citar

D’Ascenzi, L., & Lima, L. L. (2013). Sobre Pessoas e Abelhas: teoria e prática no manuseio do conceito de cultura em contextos gerenciais. Revista Gestão & Conexões, 1(1), 95–121. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.1.1.4026.95-121.