Proposição de uma Taxonomia de Produção Científica Docente: aplicação da metodologia em uma Instituição Federal de Ensino Superior

Autores

  • Edmundo Inácio Júnior Faculdade de Ciências Aplicadas (São Paulo, FCA/UNICAMP)
  • Newton Hirata Academia da Força Aérea (São Paulo, AFA)
  • Luciene Rose Lemes Academia da Força Aérea (São Paulo, AFAB)
  • Muriel de Oliveira Gavira Faculdade de Ciências Aplicadas (São Paulo, FCA/UNICAMP)

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2012.1.1.4102.187-209

A pressão por pesquisa e publicação nas instituições de ensino superior brasileiras e mundiais tem crescido muito nos últimos anos. Esse fato parece estar se estendendo das chamadas universidades de pesquisa para universidades com tradição de formação profissional específica. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o desempenho em pesquisa dos docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior dedicada à formação de jovens para a carreira militar. Para isso, a técnica de estatística multivariada de análise de agrupamentos foi usada para criar uma taxonomia de classificação dos docentes conforme um conjunto de indicadores destinados a avaliar diversas dimensões da produção científica. A principal fonte de dados foram os currículos cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq. Os resultados permitiram a classificação dos docentes em três distintos grupos: “docentes orientados a ensino”, “docentes em transição” e “docentes orientados a ensino e pesquisa”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmundo Inácio Júnior, Faculdade de Ciências Aplicadas (São Paulo, FCA/UNICAMP)

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Administração - Uem/Uel pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Foi professor por 7 anos na Academia da Força Aérea (AFA, 2005-2012), em Pirassununga, na área de administração e atualmente é Professor na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, comportamento empreendedor, desenvolvimento de indicadores de ciência, tecnologia e inovação e sua avaliação.

Newton Hirata, Academia da Força Aérea (São Paulo, AFA)

Bacharel em Administração (UEM, 1996), Mestre e Doutor em Ciência Política (USP, 2001 e 2007). Professor na Academia da Força Área desde 2003 nas áreas de administração, estratégia e processo decisório.

Luciene Rose Lemes, Academia da Força Aérea (São Paulo, AFAB)

Bacharel em Ciências Contábeis (CUML, 1990), Mestre em Engenharia de Produção (USP-SC, 2001) e Doutoranda em Engenharia de Alimentos (USP). Professor na Academia da Força Área desde 2003 nas áreas de administração financeira e contabilidade.

Muriel de Oliveira Gavira, Faculdade de Ciências Aplicadas (São Paulo, FCA/UNICAMP)

Bacharel em Administração (UFMS, 2000), Mestre em Engenharia de Produção (USP-SC, 2003) e Doutora em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 2008). Professora na Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP desde 2010 nas áreas de administração e produção, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

Downloads

Publicado

15-04-2013

Como Citar

Júnior, E. I., Hirata, N., Lemes, L. R., & Gavira, M. de O. (2013). Proposição de uma Taxonomia de Produção Científica Docente: aplicação da metodologia em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Revista Gestão & Conexões, 1(1), 187–209. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/4102