Inovação e Aprendizagem Organizacional para a Sustentabilidade: desenvolvimento de competências na indústria de equipamentos eletromédicos

Autores

  • Marco Antonio Silveira Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (São Paulo, CenPRA/MCTI)
  • Leticia Sayuri Kikuchi Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (São Paulo, CenPRA/MCTI)
  • Cristiani Aparecida Policeno Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (São Paulo, CenPRA/MCTI)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.1.4116.76-93.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.1.4116.76-93.

O tripé da sustentabilidade prevê o equilíbrio no atendimento às demandas econômicas, ambientais e sociais, condição necessária ao desenvolvimento sustentável em mercados competitivos, dinâmicos e com requisitos socioambientais. Este artigo tem o objetivo de apresentar as principais ações relacionadas à capacitação de um conjunto de nove empresas, visando torná-las aptas a implantar as inovações necessárias para sua adequação a requisitos ambientais aplicáveis, mantendo o seu desempenho competitivo. Essas empresas fazem parte de um projeto-piloto cujo propósito é apoiar o desenvolvimento sustentável da indústria brasileira de equipamentos eletromédicos. São descritos os planos e respectivos resultados no desenvolvimento das competências definidas como necessárias, contemplando aspectos psicossociais que impactam o desempenho da organização e que mobilizam as inovações, visando à integração dos múltiplos objetivos inerentes a esse projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Silveira, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (São Paulo, CenPRA/MCTI)

Bolsista CNPq de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (aprovada para início em 2012). Doutor, mestre e engenheiro com experiência em gestão tecnológica, empresarial e acadêmica através de atividades de direção, consultoria, ensino e pesquisa. Atua desde 1986 no "Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer", unidade de pesquisas do "Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação", de onde coordena o G.A.I.A./"Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem em organizações e sistemas colaborativos", o "Projeto Piloto AMBIENTRONIC/ABIMO" e a área de transferência de tecnologia do INCT-Namitec. Possui doutorado na área de Sistemas de Gestão pela UNICAMP (1999) e mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (1988). Sua principal atuação profissional e acadêmica é na área de gestão organizacional e tecnológica, com enfâse em aprendizagem organizacional e gestão da inovação para sustentabilidade. Docente desde 1994 em diversos programas de mestrado e cursos lato sensu. Experiência sólida na direção de Instituições de Pesquisa e de Instituições Universitárias. Planejou e coordenou a Rede TSQC/"Tecnologia e Serviços de Qualificação e Certificação em TI" desde sua implantação (2002) até 2007. Tem atuação nos seguintes temas: aprendizagem organizacional, gestão da inovação tecnológica, sustentabilidade organizacional, engenharia organizacional, ecossistemas organizacionais, educação corporativa, estratégia organizacional e sistemas integrados de gestão.

Downloads

Publicado

23-09-2013

Como Citar

Silveira, M. A., Kikuchi, L. S., & Policeno, C. A. (2013). Inovação e Aprendizagem Organizacional para a Sustentabilidade: desenvolvimento de competências na indústria de equipamentos eletromédicos. Revista Gestão & Conexões, 2(1), 76–93. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.1.4116.76-93.