O Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar no Brasil e o Desafio das Mudanças Climáticas Globais

Autores

  • Silvia Angélica Domingues de Carvalho Departamento de Política Científica e Tecnológica (São Paulo, DPCT/IG/UNICAMP)
  • Andre Tosi Furtado Departamento de Política Científica e Tecnológica (São Paulo, DPCT/IG/UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.1.4909.22-46.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.1.4909.22-46.

Diante dos desafios colocados pelas mudanças climáticas, o Brasil precisa promover o crescimento sustentado da produção de cana-de-açúcar para atender à crescente demanda. A expansão da produção depende do desenvolvimento de variedades adaptadas ao solo e ao clima das novas áreas de expansão. O setor sucroalcooleiro nacional possui instituições historicamente responsáveis pelos avanços no desenvolvimento tecnológico e de inovação no setor. Então, identificar os principais desafios tecnológicos que essas instituições, em seus programas de melhoramento, têm encontrado é vital para o Brasil manter a liderança na produção de cana-de-açúcar. Nesta pesquisa, verificou-se que, apesar dos recursos tecnológicos existentes, os desafios colocados pelas novas condições climáticas e as mudanças na regulamentação setorial impõem limitações que devem ser superadas: o tempo de colocação de uma variedade no mercado; as dificuldades de infraestrutura interna; as dificuldades na transmissão de conhecimentos aos produtores; a falta de apoio do governo; a complexidade genética de cana-planta; entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Angélica Domingues de Carvalho, Departamento de Política Científica e Tecnológica (São Paulo, DPCT/IG/UNICAMP)

Graduação em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é pesquisador colaborador do Departamento de Política Científica e Tecnológica Unicamp, onde faz pós-doutorado. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos setoriais, indicadores de inovação, agroindústria e mudanças climáticas.

Andre Tosi Furtado, Departamento de Política Científica e Tecnológica (São Paulo, DPCT/IG/UNICAMP)

Doutorado em Ciências Econômicas - Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne) em 1983. Professor Titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Atua na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica.

Downloads

Publicado

23-09-2013

Como Citar

Carvalho, S. A. D. de, & Furtado, A. T. (2013). O Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar no Brasil e o Desafio das Mudanças Climáticas Globais. Revista Gestão & Conexões, 2(1), 22–46. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.1.4909.22-46.