O Discurso da Sustentabilidade e sua Inserção no Contexto Organizacional

Autores

  • Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Christiano Coelho Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Christiane Kleinübing Godoi Universidade do Vale do Itajaí (Santa Catarina, UNIVALI)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.1.5061.147-186.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.1.5061.147-186.

A crítica ao capitalismo industrial e o reconhecimento da importância do meio ambiente na economia mundial foi determinante para o discurso da sustentabilidade ser uma expressão de orde comum no contexto organizacional. Observar a construção do discurso da sustentabilidade torna-se relevante para que se possa estudar o tema no âmbito das organizações. A partir de uma revisão bibliográfica, este estudo busca refletir sobre o discurso da sustentabilidade como um discurso institucional e midiático, e sua inserção no contexto organizacional. Do discurso da sustentabilidade é possível desvelar parte de uma realidade organizacional, evidenciando grupos de interesse, conflitos e relações de poder. O discurso da sustentabilidade e sua inserção no contexto organizacional é construído e constantemente reconstruído num contexto dominado por interesses econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora do Departamento de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Doutorado sanduíche na Universidad Complutense de Madrid (UCM) na Espanha. Mestre em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Christiano Coelho, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Professor vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestre em Contabilidade e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Christiane Kleinübing Godoi, Universidade do Vale do Itajaí (Santa Catarina, UNIVALI)

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Itajaí (PPGA/UNIVALI). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos em Comportamento Organizacional e Métodos de Pesquisa (GECOMP). Coordenadora da Divisão de Ensino e Pesquisa (EPQ) da ANPAD. Pós-doutoranda na Universidad Complutense de Madrid (UCM). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho, Portugal. Mestrado em Administração (UFSC). Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG) e em Psicologia (UFSC).

Downloads

Publicado

23-09-2013

Como Citar

Coelho, A. L. de A. L., Coelho, C., & Godoi, C. K. (2013). O Discurso da Sustentabilidade e sua Inserção no Contexto Organizacional. Revista Gestão & Conexões, 2(1), 147–186. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.2.1.5061.147-186.