O formalismo e o "jeitinho" a partir da visão de estratégias e táticas de Michel de Certeau: apontamentos iniciais

Autores

  • Patrícia Bernardo Universidade Estadual de Maringá
  • Nayara Emi Shimada Universidade Estadual de Maringá
  • Elisa Yoshie Ichikawa Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8006.45-67.

Resumo

Por meio do presente ensaio teórico, pretende-se iniciar uma discussão sobre as noções de formalismo e “jeitinho”, juntamente à visão de táticas e estratégias de Michel de Certeau, a fim de auxiliar os estudos desenvolvidos sobre o cotidiano. Primeiramente, apresentamos as concepções de formalismo e “jeitinho”. Em seguida, esclarecemos as definições certeaunianas de táticas e estratégias, para, então, iniciarmos uma discussão que busca aproximar esses conceitos e aprofundar sua compreensão. Diante disso, é possível afirmar que, se as táticas são as maneiras de agir do “mais fraco”, igualmente acontece com a prática do “jeitinho”, que surgiu como um meio peculiar escolhido pelos indivíduos para sobreviverem às imposições e determinações estabelecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Bernardo, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM), na linha de pesquisa Organizações, Estratégia e Trabalho. Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010). Pós-graduada em Marketing pelo Centro Universitário de Maringá (2012).

Nayara Emi Shimada, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM), na linha de pesquisa Organizações, Estratégia e Trabalho. Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2012).

Elisa Yoshie Ichikawa, Universidade Estadual de Maringá

Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Engenharia de Produção também pela UFSC. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Pesquisadora com bolsa em produtividade em pesquisa da Fundação Araucária para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.

Downloads

Publicado

22-06-2015

Como Citar

Bernardo, P., Shimada, N. E., & Ichikawa, E. Y. (2015). O formalismo e o "jeitinho" a partir da visão de estratégias e táticas de Michel de Certeau: apontamentos iniciais. Revista Gestão & Conexões, 4(1), 45–67. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8006.45-67.

Edição

Seção

Edição Especial: "Reinventando o Cotidiano Organizacional: organizar, praticar, representar”