Improvisação como competência cultural: uma autoetnografia da atividade gerencial no setor público

Autores

  • Leonardo Augusto N. dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Eduardo Davel Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8017.91-115.

Resumo

Como a incerteza e a criatividade são inerentes à vida social, a capacidade de improvisar é fundamental para o êxito organizacional. Apesar de ter sido bem estudada no campo dos Estudos Organizacionais, a improvisação ainda é pouco conhecida do ponto de vista cultural. Por isso, esta pesquisa examina a dimensão cultural que fundamenta a consecução da improvisação como competência culturalmente relevante para a prática gerencial. Contrapondo a metáfora do jazz no contexto anglo-saxônico ao “jeitinho” no contexto brasileiro, busca-se estabelecer um diálogo entre os estudos da improvisação e os estudos da cultura organizacional brasileira. Com foco em cinco práticas de gestão em uma organização pública, a abordagem autoetnográfica sustentou o processo empírico de pesquisa, oferecendo um acesso privilegiado à complexidade e sutileza dos fenômenos subjetivos que envolvem a cultura e a improvisação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Augusto N. dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Mestrado em Administração Pela Universidade Federal da Bahia (2014). Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006). Atualmente é assistente administrativo do Instituto Federal de Educação da Bahia. 

Eduardo Davel, Universidade Federal da Bahia

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Ph.D. em management pela École des Hautes études commerciales de Montréal. Doutorado sanduíche na Graduate Faculty of Political and Social Science (New School for Social Research, New York). Atualmente é Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

22-06-2015

Como Citar

Santos, L. A. N. dos, & Davel, E. (2015). Improvisação como competência cultural: uma autoetnografia da atividade gerencial no setor público. Revista Gestão & Conexões, 4(1), 91–115. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8017.91-115.

Edição

Seção

Edição Especial: "Reinventando o Cotidiano Organizacional: organizar, praticar, representar”