ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO

Autores

  • Jairo de Carvalho Guimarães Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Renato José Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.8800.41-65.

Resumo

Este ensaio tem o objetivo de analisar como o construto ético é tratado no âmbito da academia, cujo profissional desenvolve pragmaticamente o seu ofício. A proposta encaminha-se ora pelo viés que define as estratégias do processo de ensino-aprendizagem, ora pela discussão da temática na perspectiva de atuação dos egressos. Vale pontuar que, diante dos movimentos socioeconômicos vigentes, cabe às organizações – públicas, privadas e do terceiro setor – o papel de difundir as ações de caráter ético, tendo, do ponto de vista dos stakeholders, o respeito como determinante da conduta. Busca-se, ainda, identificar em que medida a questão ética é conduzida pelos professores, visando desenvolver perspectivas epistemológicas inspiradoras para a problematização desse conceito na vida profissional dos alunos. A abordagem do tema apropria indicadores sobre esse conceito no ambiente acadêmico – tomando como parâmetro o modelo didático-pedagógico – e sua expectativa prática – se as orientações em sala contribuem para o exercício ético da profissão de administrador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Controladoria e Administração, e Especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Federal do Ceará; Graduado em Administração pela Faculdade Evolutivo. Professor Adjunto I do Curso de Administração do Campus Amilcar Ferreira Sobral (CAFS) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Renato José Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas; Graduado em Engenharia Química e licenciado em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Associado III da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

11-12-2015

Como Citar

Guimarães, J. de C., & Oliveira, R. J. (2015). ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO. Revista Gestão & Conexões, 4(2), 41–65. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.8800.41-65.

Edição

Seção

Artigos