O MICROCRÉDITO COMO FOMENTADOR DE UMA INFRAESTRUTURA COMERCIAL VOLTADA PARA A BASE DA PIRÂMIDE: O CASO DO PROGRAMA EMPREENDER BANANEIRAS

Autores

  • Elton Moura Universidade Federal da Paraíba
  • André Gustavo Carvalho Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Marcelo de Souza Bispo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.9042.84-104.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar como o Programa Empreender Bananeiras contribui para o desenvolvimento de uma infraestrutura comercial voltada para o atendimento à base da pirâmide no município paraibano de Bananeiras. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas com três representantes da organização e cinco beneficiários do Programa, bem como análise de documentos e observação direta. Quanto aos resultados, foi identificado que o Programa Empreender Bananeiras, uma inovação social para o município de Bananeiras, atua como fomentador de uma infraestrutura comercial voltada para o atendimento à base da pirâmide. Contudo, faz-se necessária a atuação de outros atores que possibilitem ações conjuntas e que desenvolvam os elementos necessários para o atendimento a essa camada da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Moura, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Administração pela UFPB e Pesquisador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC) da UFPB.

André Gustavo Carvalho Machado, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Professor do Departamento de Administração do Programa de Pós-graduação em Administração e do Mestrado Profissional de Gestão em Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

 

Marcelo de Souza Bispo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Mestre em Administração e Bacharel em Turismo pela Universidade Metodista de São Paulo; Bacharel em Administração pela Universidade Anhembi Morumbi; Professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Pesquisador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC) da UFPB.

Downloads

Publicado

11-12-2015

Como Citar

Moura, E., Machado, A. G. C., & Bispo, M. de S. (2015). O MICROCRÉDITO COMO FOMENTADOR DE UMA INFRAESTRUTURA COMERCIAL VOLTADA PARA A BASE DA PIRÂMIDE: O CASO DO PROGRAMA EMPREENDER BANANEIRAS. Revista Gestão & Conexões, 4(2), 84–104. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.9042.84-104.

Edição

Seção

Artigos