Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os originais deverão ser digitados em Word for Windows, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, formato A4. Os trabalhos completos terão a dimensão mínima de 8 e a máxima de 25 laudas, incluídas bibliografia e notas de rodapé.

Com o objetivo de reduzir os custos de publicação, solicitamos aos autores que procedam à revisão ortográfica e gramatical do material a ser apresentado. Nesse sentido, a ausência de revisão detectada pela Comissão Organizadora e Científica será motivo para recusa do texto em questão.

Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor deseje destacar devem ser digitados em itálico, evitando-se assim o uso do negrito. Citações no corpo do texto devem ser digitadas entre aspas. Citações acima de três linhas devem compor um novo parágrafo, com recuo de 4 cm à direita e fonte Times New Roman 10, espaçamento simples.

As ilustrações deverão ser digitalizadas em .jpg ou .png, com resolução entre 100 e 150 dpi e inseridas no corpo do próprio texto. Observe-se que as mesmas devem apresentar título, posicionado acima da imagem (Ex.: Figura 1 - Pintura renascentista, século XVI), e abaixo desta, a fonte (Ex.: Fonte: Autor (2016, p. 5).

Logo abaixo do título, virá o nome do autor, com uma nota de rodapé informando seus dados biográficos (titulação, instituição a qual se encontra filiado, título da pesquisa em andamento, órgão financiador (se for o caso), e e-mail).

Em seguida, deverá ser feito um resumo informativo em português de, no máximo, dez linhas, explicando o assunto principal do artigo. Após os resumos, serão mencionadas três a cinco palavras-chave em português.

As remissões bibliográficas serão feitas no corpo do próprio texto, contendo o nome do autor seguido da data de publicação da obra e do número da página, separados por vírgulas, como se segue:

  1. “Não resta dúvida que a capacidade para agir é a mais perigosa de todas as aptidões e possibilidades humanas” (ARENDT, 1972, p. 95).
  2. Segundo Revel (1998, p. 19), a mudança da escala de análise é essencial para a definição da micro-história.

As notas, sempre de natureza explicativa, deverão ser posicionadas no rodapé, jamais ao final do texto.

As referências bibliográficas deverão vir no final do artigo, em ordem alfabética, dispostas do seguinte modo:

 

Obra completa

ZANETI JÚNIOR, Hermes. A Constitucionalização do processo: o modelo Constitucional da Justiça brasileira e as relações entre processo e Constituição. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2014.

Capítulo de obra 

MAZZEI, Rodrigo Reis; CHAGAS, Bárbara Seccato Rui. Métodos ou tratamento adequado de conflitos? In: JAYME, Fernando Gonzaga et al. (Org.). Inovações e modificações do Código de Processo Civil: avanços, desafios e perspectivas. Belo Horizonte: Del Rey, 2017, p. 118-141.

Artigos

MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre. A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 3, p. 465-476, 2006.

Trabalho completo publicado em Anais

SIQUEIRA, Silvia M. A. Considerações sobre o tema mulher na Antiguidade. In: CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS CLÁSSICOS, IV. Anais… Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2001.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.