De um Cariri Negro e mais histórias de Caboclo: relatos em memória, fotografia e performance

Yasmine Moraes Alves de Lacerda, Ridalvo Felix de Araújo

Resumo


Resumo: Este artigo deseja comunicar a memória grafada no corpo através dos atos performáticos atualizados por caboclos, boiadeiros e pretos velhos nas religiões de matizes africanas no Cariri central cearense. A memória, como ato gestual oriundo do corpo provido em performance, nos conduz a um universo imagético posto na memória retida na fotografia documentada e artística presente. Fotografia documentada, porque a fotografia é por si só espécie de prova; e artística, porque é manipulada em cor e corte pelo olhar do artista que a concebeu. O artigo vem igualmente intimar a existência de um Cariri cearense negro, como uma Bahia negra, como um Pernambuco negro, sintetizados na mesma chama ascendente de ancestralidade. Pede-se passagem para a visibilidade desta cultura religiosa negra a fim de arranjar a glória de quebrar barreiras, clamar: Cariri cearense é detentor de africanidades!

Palavras-chave: Comunicação; Memória; Performance; Fotografia; Caboclo.

 

Resumen: En este artículo se emana comunicar la memoria deletreado en el cuerpo a través de actos performativos actualizados por caboclos y negros viejos en las religiones de matices africanos en el centro de Cariri Cearense. La memoria como acto gestual, procedente del órgano previsto en el rendimiento nos lleva aquí una imagen del universo en sí mismo, puesto conservó la memoria, por último, el documentado y artística esta foto. documentado la fotografía, porque la fotografía es en sí tipo de prueba y artística, ya que se manipula en color y cortar por la mirada del artista que lo concibió. En el artículo también se ordena la existencia de Ceará Cariri negro, como un negro Bahia, Pernambuco como un negro, sintetizado en la misma llama ascendente ascendencia. Pregunta a moverse a la visibilidad de esta cultura religiosa negro con el fin de obtener la gloria de romper las barreras; llorar, Ceará Cariri es titular de Africanities!

Palabras clave: La Comunicación, La Memoria; Performance; Fotografía; Caboclo.

 

Abstract: This article emanates communicate spelled memory in the body through performative acts updated by caboclos and old Negroes in religions of African hues in the central Cariri Cearense. The memory as gestural act, coming from the body provided in performance leads us here an image of the universe put in itself retained memory, finally, the documented and artistic this photo. documented photography because photography is itself kind of proof and artistic because it is manipulated in color and cut by the look of the artist who conceived it. The article is also enjoin the existence of Ceará Cariri black, like a black Bahia, Pernambuco as a black, synthesized in the same flame ascending ancestry. Asked to move to the visibility of this black religious culture in order to get the glory of breaking barriers; cry, Ceará Cariri is holder of Africanities!

Keywords: Communication, Memory; Performance; Photography; Caboclo.


Texto completo:

PDF

Referências


AUSLANDER, Philip (2011). A performidade da documentação de performance. Revista Aletria. Belo Horizonte, ano 1, n. 1, pp. 34-40.

BAUMAN, Richard (2004). “A world of others’ words: cross-cultural perspectives on intertextuality. Malden: Blackwell apud AUSLANDER Philip (2013). “A performatividade da documentação”. Revista Performatus, ano 2, n. 7, s/p.

CASTRO, Yeda Pessoa de (2005). Falares africanos na Bahia: um vocabulário afro-brasileiro. Rio de Janeiro: Topbooks.

DUBOIS, Philippe (2012). O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus.

HALBWACHS, Maurice (1990). A memória coletiva. São Paulo: Vértice.

LIGIÉRO, Zeca (2011). “Batucar-cantar-dançar: desenhos das performances africanas no Brasil”. Revista Aletria, Belo Horizonte, ano 1, n. 1, pp. 133-145.

LOTMAN, Iuri M. (1998). La Semiosfera II. Semiótica de la cultura, del texto, de la conducta y del espacio. Madrid: Ed. Frónesis Cátedra Universitat de València.

PIRES FERREIRA, Jerusa (2003). Armadinhas da memória e outros ensaios. Cotia, SP: Ateliê Editorial.

RAVETTI, Graciela (2000). O performático como uma forma do político na cultura contemporânea. I Encontro de Performance e Política as Américas, Rio de Janeiro.

RODOLPHO, Adriane Luisa (1994). Entre a hóstia e o almoço: um estudo sobre o sacrifício na Quimbanda. Dissertação de Mestrado. Instituto de Antropologia/Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Acesso: 04/02/2015. Disponível em: http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Caboclos


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Translate
 
 
______________ 

ISSN: 2316-1620

______________

QUALIS:

Interdisciplinar B2

História B3

Sociologia B4

Antropologia B4

C.Política B5

____________________________________________________________________________________________________

INDEXADORES e DIRETÓRIOS

                                                                 

                                                                 

                                                        

            

____________________________________________________________________________________________________

NAS REDES SOCIAIS:
 
       

____________________________________________________________________________________________________

ciências humanas e sociais