Educação e diversidade: o caso de Moçambique

Autores

  • Eduardo Moises Humbane Universidade Federal de Goias

DOI:

https://doi.org/10.25067/s.v1i21.12006

Resumo

Em Moçambique, aparentemente, há uma crise educacional manifestada pela existência de uma escola formal irrelevante. A análise desenvolvida, suportada na sociologia de educação de Durkheim, parece mostrar que efetivamente a educação tornou-se irrelevante com o advento da colonização, que instituiu uma escola para a domesticação dos africanos e, mais tarde, com a independência nacional, a escola não superou esse autoritarismo, continuou a impor valores, igualmente exógenos. Finalmente, com a chegada do neoliberalismo, a escola moçambicana, bastante focada na dimensão económica do saber, não é um espaço da celebração da enorme diversidade cultural que caracteriza o país.

Palavras-Chave: Moçambique, educação, irrelevância educacional, diversidade cultural.

In Mozambique, seemingly, there is an education crisis manifested by the existence of an irrelevant formal school. The developed analysis, supported in the sociology of education from Durkheim, seems to show that indeed the education became irrelevant with the coming of the colonization, that instituted a school for the domestication of the Africans and, later, with the national independence, the school didn't overcome that authoritarianism, it continued to impose values, equally external. Finally, with the arrival of the neoliberalism, the Mozambique school, quite focused in the economic dimension of the knowledge, is not a space of celebration of the enormous cultural diversity that characterizes the country.

Keywords: Mozambique, education, educational irrelevance and cultural diversity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-09-2017

Edição

Seção

ARTIGOS