A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NO PERÍODO NEODESENVOLVIMENTISTA DE DILMA ROUSSEFF: OS ENTRAVES PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA

Autores

  • Suellen Bezerra Alves Keller Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n36p336-348

Resumo

O presente artigo busca tematizar a configuração da formação em Serviço Social entre os anos de 2011 e 2016, período em que o Brasil foi governado pela presidenta Dilma Rousseff e momento em que se vivenciou o esgotamento do projeto neodesenvolvimentista. A partir de um estudo qualitativo, em que foi realizada pesquisa teórico-bibliográfica com base no método materialista-dialético, investigou-se como a educação institucionalizada, no modo de produção capitalista, cumpre a função prática de formar para o mercado, e ideológica de criar consensos sobre as massas. Ao final dos governos de coalizão petistas, o Serviço Social vivenciou muitos desafios, resultantes, sobretudo, do crescimento de cursos de graduação à distância. Conclui-se que o enfrentamento do conservadorismo na profissão e na realidade social prescinde de uma formação emancipadora, que proporcione conhecimento crítico sobre a totalidade e permita a construção de estratégias efetivas de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Bezerra Alves Keller, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bacharela e Mestra em Serviço Social. Assistente Social Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS).

Referências

ADORNO, Theodor.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
ALVES, Giovanni. Trabalho e neodesenvolvimentismo: choque de capitalismo e nova degradação do trabalho no Brasil. Bauru: Canal 6, 2014.
AVRITZER, Leonardo. Impasses da democracia no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
BOITO JR., Armando. Reforma e Crise Política no Brasil: os conflitos de classe nos governos do PT. Campinas/São Paulo: Unicamp/Unesp, 2018
CFESS-CRESS. Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS. Brasília [DF], 2013.
FREIXO, Adriano de. RODRIGUES, Thiago (org). 2016, o ano do Golpe. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2016.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 9. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R de. Relações sociais e Serviço Social no Brasil. Esboço de uma interpretação histórico metodológica. São Paulo: Cortez, 2007.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007.
INEP. Resumo técnico: Censo da educação superior 2014. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2016.
MARX, Karl. Sobre a Questão Judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.
MÉSZAROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
SOUZA, João Valdir Alves de. Educação. In: Souza, João Valdir Alves de; Guerra, Rosângela (organizador). Dicionário crítico da educação. Belo Horizonte: Dimensão, 2014.

Downloads

Publicado

03-01-2019

Como Citar

Keller, S. B. A. (2019). A FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NO PERÍODO NEODESENVOLVIMENTISTA DE DILMA ROUSSEFF: OS ENTRAVES PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA. Temporalis, 18(36), 336–348. https://doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n36p336-348