Reavaliando as variedades de semipresidencialismo: para além da distinção entre premier-presidencialismo e presidencial-parlamentarismo
Resumo
O propósito desta nota de pesquisa é reavaliar as propriedades constitucionais das variedades “presidencial-parlamentarista” e “premier-presidencialista” de sistemas semipresidenciais. As condições em que o poder presidencial se manifesta não seriam variantes? Não haveria diferenças entre subtipos presidenciais-parlamentaristas em que a demissão presidencial do primeiro-ministro é discricionária ou dependente de aprovação parlamentar? O poder de demissão presidencial é restrito para primeiros-ministros, ministros de gabinete ou engloba ambos os atores? O que ocorre em premier-presidencialismos onde há uma nomeação discricionária ou condicionada de ministros de gabinete por parte do presidente? Analisando transversalmente diferenças e semelhanças entre 26 países semipresidenciais e tendo nas constituições a unidade de análise do trabalho, rediscutimos a precisão analítica e a fundamentação empírica das categorias de Shugart e Carey a partir de estatísticas sobre o comportamento de seis variáveis de interesse referentes às condições de nomeação e demissão de primeiros-ministros e ministros de gabinete. Resultados indicam que semipresidencialismos variam internamente para muito além das fronteiras do premier-presidencialismo e presidencial-parlamentarismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).
