Guerra híbrida (via lawfare) na Argentina: detalhes de uma invasão
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre uma das expressões da Guerra Híbrida americana na Argentina, o uso do lawfare para depor governos. Na Argentina ocorreu uma grande articulação, por meio do “Caso dos Cadernos” (a “operação Lava Jato” porteña), para perseguir judicialmente sujeitos/as vinculados ao Partido Justicialista (PJ) e setores da imprensa progressista e culminou na condenação de Cristina Kirschner a seis anos de prisão e a tornou inelegível. Por trás dessa articulação havia uma rede internacional composta por juízes, grande mídia e agentes do governo norte-americano, que entre outras ações, protagonizaram operações de extorsão, espionagem e operações secretas para realizar golpes, o que ficou conhecido como “D’Alessiogate”. Para atingir o objetivo, coletamos os dados através de pesquisa bibliográfica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).
