Caracterização das internações nos leitos de saúde mental em hospital geral

Autores

  • Vanderléia Schinemann Univesidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) https://orcid.org/0000-0002-3885-1666
  • Gustavo Zambenedetti Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v12i2.29165

Resumo

No cenário da reforma psiquiátrica identificam-se propostas de reconfiguração do lugar e do modelo de atenção que perpassa o dispositivo da internação. Entretanto, há resistências para sua efetivação, constituindo a internação como um importante objeto de análise e reflexão. Esse artigo objetiva caracterizar as internações ocorridas nos Leitos de Saúde Mental em um Hospital Geral de um município do interior do Paraná, no período de setembro/2014 a dezembro/2017. Trata-se de um recorte analítico de uma pesquisa quanti-qualitativa com viés descritivo, sob a abordagem teórico-metodológica da Análise Institucional. Destacamos algumas potências desse serviço como o fato de encontrarem-se territorializados, com tempo médio de internação inferior a 7 dias e com baixo número de reinternações e de transferências para outros serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderléia Schinemann, Univesidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Assistente Social da Prefeitura Municipal de Prudentópolis, na Secretaria Municipal de Saúde. Mestra pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC) - UNICENTRO (2019).  Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG (2000). Especialista em Saúde Mental no Contexto Multidisciplinar(2011), pelo Instituto Eficaz de Maringá. Doutoranda  do PPGDC da UNICENTRO.

Gustavo Zambenedetti, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) / Campus Irati-PR. Mestre e Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Downloads

Publicado

2020-08-29

Como Citar

Schinemann, V., & Zambenedetti, G. (2020). Caracterização das internações nos leitos de saúde mental em hospital geral . Argumentum, 12(2), 141–164. https://doi.org/10.18315/argumentum.v12i2.29165