Tendências teórico-políticas dos assistentes sociais no Facebook

Autores

  • Caroline Morsch Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alzira Maria Baptista Lewgoy Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i1.32097

Resumo

O artigo objetiva apresentar as tendências teórico-políticas dos assistentes sociais em publicações e comentários das páginas do Facebook do Conselho Federal de Serviço Social e do Serviço Social Libertário de 2016 a 2018. Trata-se de um estudo quali-quantitativo e documental, cujos resultados apontam a continuidade da vertente marxista e a emergência das vertentes pragmática, neoconservadora e funcionalista-sistêmica, as quais confluem ecleticamente contra o marxismo e o Projeto Ético-Político, sob unidade ideopolítica liberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Morsch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Residente em Saúde da Família e Comunidade (GHC). Mestra em Política Social e Serviço Social (UFRGS). Graduada em Serviço Social (UFSM). Graduada em Gestão Pública (UNINTER). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Exercício Profissional em Serviço Social (GEFESS) da UFRGS.

Alzira Maria Baptista Lewgoy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), Especialização em Serviço Social Psiquiátrico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), Especialização em Ensino e Pesquisa Sociologia do Conhecimento pela Universidade de Caxias do Sul (1998), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e Pós Doutorado em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra - Portugal (2018). Professora associada do Departamento de Serviço Social da UFRGS. Vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Política Social e Serviço Social do Instituto de Psicologia/ UFRGS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Exercício Profissional em Serviço Social - GEFESS/CNPq/UFRGS. Membro da Rede Iberoamericana de Investigación em Trabajo Social. Membro do corpo clínico docente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e tutora do Programa de Pós- graduação da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (RIMS/HCPA). Com experiência na área de formação em Serviço Social e em Saúde Coletiva. Área de concentração: Serviço Social, Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional, Supervisão de Estágio, Interprofissionalidade, e Educação em Saúde.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Morsch, C., & Maria Baptista Lewgoy, A. (2021). Tendências teórico-políticas dos assistentes sociais no Facebook. Argumentum, 13(1), 167–186. https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i1.32097